Foto Shutterstock |
Marcado por altas temperaturas, o mês de março foi o mais quente já registrado no mundo, tornando-se o 10º mês consecutivo a atingir um novo recorde de calor. A informação foi divulgada pelo observatório europeu Copernicus, financiado pela União Europeia, nesta terça-feira (9).
De acordo com a entidade de monitoramento, a temperatura média do período foi 1,68° superior à registrada em um mês de março comum no período pré-industrial, que compreende os anos 1850 a 1900. O aumento foi o responsável por temperaturas acima da média em diversos locais do planeta, incluindo regiões na África, América do Sul, Antártica e Groenlândia.
Os registros consolidaram março como o 10º mês consecutivo a bater recordes de calor, além de estabelecer os últimos 12 meses como o período mais quente da história, com 1,58° acima das médias da era pré-industrial.
Como alerta, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que o planeta provavelmente superará o limite d
e aquecimento de 1,5°, estabelecido pelos líderes mundiais na Cúpula do Clima de Paris em 2015, no início da década de 2030.
e aquecimento de 1,5°, estabelecido pelos líderes mundiais na Cúpula do Clima de Paris em 2015, no início da década de 2030.
Com informações do Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário