CRATO NOTICIAS player

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Câmara cassa prefeito de Uruburetama nesta segunda (28), acusado de estuprar pacientes em consultório

A Câmara de Uruburetama, no Ceará, cassou por unanimidade, nesta segunda-feira (28-10-2019), o mandato do prefeito do município, José Hilson Paiva. Os 11 vereadores da cidade votaram pela cassação. O prefeito afastado, que também é médico, está preso desde 19 de julho, acusado de estuprar pacientes durante atendimento ginecológico. Os crimes ocorreram durante décadas, segundo as denúncias.

O G1 teve acesso a vídeos gravados pelo próprio prefeito atendendo a pacientes. Especialistas que assistiram aos vídeos afirmam que em nenhum momento Hilson Paiva realizou um atendimento ginecológico. "Trata-se de um monstro", e as imagens "demonstram claramente um estupro da paciente", avaliam profissionais da Associação Médica Brasileira.
"Nunca tinha ido em consulta nenhuma. Não sabia como funcionava. Se ele estava dizendo que era daquela maneira, eu tinha que acreditar", relata uma mulher que diz ter sido abusada por Hilson de Paiva e que não quer se identificar.
Procedimentos - Onze mulheres ouvidas afirmaram que buscaram Hilson de Paiva pela boa reputação que ele tinha como médico na cidade. Elas contam que eram atendidas em consultório particular na casa de José Hilson e também no Hospital Municipal da cidade.
Uma delas foi abusada quando tinha 14 anos. Atualmente maior de idade, ela diz que nunca contou nada pra ninguém sobre o caso e que voltava a se consultar com o doutor Hilson porque ele era o único ginecologista de Uruburetama.
Outra vítima estava com um nódulo no seio quando marcou uma consulta com o médico. "Fiquei nua. Eu achei estranho foi ele usar um canudo e chupar os meus seios."
Em cinco dos 63 vídeos aos quais o G1 teve acesso, o Hilson de Paiva aparece com a boca nos seios das pacientes. Ele fala que é um procedimento médico para ver se há secreção. “Diminuindo, melhorou", argumentava o médico após o procedimento abusivo.
"O que eu vi é uma maneira muito fácil de ludibriar as pessoas. Você não vai preparada pra lidar com uma situação dessa. A gente vai muito preparada pra ficar curada", relata outra paciente do médico.
‘Nunca fiz nada forçado’ - Em entrevista antes da prisão, o prefeito nega ter realizado qualquer prática de abuso. Para ele, as denúncias são uma estratégia de políticos de oposição para afastá-lo.
Questionado por que filmava as pacientes, Hilson diz apenas que o repórter "perguntou demais" e deixa o local da entrevista.
Por meio de nota, o advogado do prefeito afirma que o cliente teve conhecimento dos vídeos apenas por "ouvir dizer", que "aguarda as mídias para uma manifestação mais concreta sobre o caso" e que irá ao Ministério Público para saber sobre a veracidade do material.

 Informações com G1-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário