CRATO NOTICIAS player

terça-feira, 26 de abril de 2016

Vacinação contra gripe começa nesta sexta-feira em todo o Ceará


A vacinação contra a influenza A/H1N1 começa nesta sexta-feira, 30, em todo o Ceará. Devem receber a dose: crianças de seis meses a menos de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres com até 45 dias de pós-parto, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, população indígena, carcerária, funcionários do sistema prisional e adolescentes de jovens sob medidas socioeducativas. A mobilização integra a 18ª Campanha Nacional de vacinação, que segue até o dia 20 de maio. 
A doença é caracterizada por aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. Nos casos mais graves, geralmente há dificuldade respiratória e até risco de morte. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), a vacina não garante a “proteção completa”, mas previne em idosos “aproximadamente 30% dos casos fatais e não fatais, independentemente da etiologia, 40% dos casos de síndrome gripal e 50 a 70% das mortes”. 
Além disso, a Sesa aponta que a vacina reduz em pelo menos dois dias do tempo de hospitalização. A abertura oficial da campanha no Ceará acontece às 9 horas desta sexta, no Centro de Saúde do bairro Meireles, na avenida Antônio Justa. A solenidade contará coma presença dos secretários de Saúde de Fortaleza e do Estado, além do prefeito Roberto Cláudio. 
No sábado "Dia D de Vacinação", além da vacinação nos 101 postos de saúda capital, haverá reforço em 94 minipostos (tendas montados em estabelecimentos comerciais) e dez equipes volantes. 
Grupos prioritários
Os grupos prioritários foram definidos pelo Ministério da Saúde com base em dados científicos e evidência epidemiológica. No Estado, a previsão é que 2.017.553 pessoas sejam imunizadas contra a gripe. 
O infectologista Robério Leite, do Hospital Infantil Albert Sabin, explica que a segurança da vacinação de menores de 6 meses não é comprovada. No caso das gestantes, no entanto, a vacinação é recomendada porque beneficia a mãe e o bebê. 
O risco de complicações por causa da influenza é muito alto em gestantes, principalmente no terceiro trimestre de gravidez.
Saiba mais 
O período de incubação dos vírus influenza varia entre um e quatro dias, com os sintomas variando de pessoa para pessoa. A forma mais grave é chamada de 'Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). 
A vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza. Os dados são da Sesa. A excreção viral nas secreções nasais usualmente surge 24 horas antes do início dos sintomas, dificultando a instituição de medidas profiláticas medicamentosas para a prevenção da doença.
Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário