CRATO NOTICIAS player

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Apesar de queda nacional, Ceará é o segundo estado em geração de emprego no Brasil


Durante a obra da expansão do Shopping Iguatemi, por exemplo, 1.500 vagas formais foram geradas. Depois da inauguração, a previsão é de que as novas lojas tragam 2.500 novos empregos (Foto: Divulgação)
 Mesmo com a diminuição de cerca de 30 mil empregos no Brasil no mês de outubro, o Ceará se destacou e foi o segundo estado com maior número de postos formais - com carteira assinada - no País, perdendo apenas para Alagoas. Os dados foram anunciados nesta sexta (14) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, durante a reunião do Fórum Nacional dos Secretários de Trabalho (Fonset), em Salvador.

No total, 7.363 postos de trabalho foram ocupados em outubro no Estado, puxados principalmente pelos setores de Comércio e Prestação de Serviços. Para o titular da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará (STDS), Josbertini Clementino, o aumento se deu, principalmente, pela construção e inauguração de novos shoppings no Estado.

"Nós só ficamos atrás de Alagoas devido ao ciclo da cana de açúcar, que acontece nesse período lá e emprega muita gente, mas tivemos uma posição de destaque nacional. O Ceará é responsável por 1 em cada 4 empregos gerados no Nordeste, e isso é bastante significativo", comentou o titular na STDS. O estado alagoano teve 7.735 empregos gerados em outubro.

Segundo o secretário, a Região Metropolitana de Fortaleza foi a que mais cresceu no País, com 5.263 novos postos formais de trabalho.

Em terceiro lugar no ranking nacional apareceu o estado de Santa Catarina, com 4.973 empregos gerados no mês. O estado de São Paulo teve saldo negativo e foi responsável pela perda de 21.886 empregos formais em outubro, sendo o que mais perdeu no País.

Primeiro resultado negativo em 15 anos

No total, o Brasil fechou 30.283 vagas formais de trabalho em outubro, figurando como o primeiro resultado negativo para esses meses desde a série histórica iniciada em 1999, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta sexta-feira.

Em setembro, haviam sido criados 123.785 postos com carteira assinada.

Fonte: Diário do Nordeste

Jovens recém-casados morrem em acidente em rodovia do Paraná

                                                 




















Carro em que o casal estava bateu de frente com uma caminhonete, na BR-373, no Paraná (Foto: Wesley Cunha/RPC TV)
Um casal morreu no começo da manhã desta sexta-feira (14) ao bater de frente com outro veículo na BR-373, entre Ponta Grossa e Imbituva, na região dos Campos Gerais do Paraná. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu depois do motorista frear durante uma ultrapassagem, o veículo rodar na pista e atingir uma caminhonete que seguia na direção contrária. Segundo amigos do casal, a mulher de 23 anos e o marido de 27 anos haviam casado no civil no último sábado (8). Uma pessoa que ocupava o outro veículo ficou ferida, mas não corre risco de morte.

O acidente aconteceu por volta das 7h30. Conforme a PRF, o acidente foi causado por uma combinação de fatores. “Aparentemente, foi excesso de velocidade, sendo que a pista estava molhada, chovia forte no momento e os pneus estavam carecas”, relata o policial Murilo Malvezzi. Com o impacto da batida, o motor de um dos veículos chegou a ser jogado metros a frente do acidente. O cachorro do casal que estava no veículo também morreu. A pista ficou interditada por duas horas, segundo a PRF.

A polícia realizou o teste do bafômetro no condutor da caminhonete, mas o resultado foi negativo. As vítimas fatais foram encaminhadas para o Instituto Médico-Legal (IML) de Ponta Grossa, onde devem passar por exame de alcoolemia para verificar se houve ingestão de bebida alcoólica antes de dirigir.

A PRF orienta os motoristas para verificarem as condições do automóvel antes de pegar a estrada. “Se o pneu estivesse em boas condições, poderia ter evitado o acidente. Entretanto, se você sabe que o pneu está com problemas, deve ter consciência que precisa andar mais devagar, ainda mais debaixo de chuva”, aconselha Malvezzi.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário