A alta do IPI vai levar a um aumento da arrecadação de R$ 956 milhões
entre janeiro e junho de 2014, segundo cálculos do Ministério da
Fazenda. (Foto: ABr)
O Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros sobe a
partir desta quarta-feira (1º), mesmo dia em que entra em vigor a
obrigatoriedade de freios ABS e airbags em 100% dos carros produzidos a
partir deste ano.
Essas duas medidas tendem a elevar os preços dos carros em 2014 e podem impulsionar a inflação.
Segundo informou em dezembro o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o preço dos carros populares deverá subir de 4% a 8% para a inclusão de airbag e ABS, o equivalente a uma alta de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil por automóvel.
A alta do IPI vai levar a um aumento da arrecadação de R$ 956 milhões entre janeiro e junho de 2014, segundo cálculos do Ministério da Fazenda.
Alíquotas do IPI
Para os carros populares (1.0), a alíquota, que estava em 2% até o fim de 2013, passa a ser de 3% a partir do início deste ano. Ela fica assim até 30 de junho de 2014, quando o governo então vai avaliar se haverá novo aumento, para 7% – alíquota que vigorava antes de o governo determinar a redução do IPI, no início de 2012.
Para carros com motor entre 1.0 e 2.0 flex, a alíquota de IPI, que foi de 7% até o fim do ano passado, subiu para 9% nesta quarta. E pode retornar ao patamar de 11% em julho, dependendo da análise do governo.
Já para os veículos com mesmo motor, mas movidos apenas a gasolina, a alíquota subiu de 8% para 10% nesta quarta-feira e pode avançar para 13% em julho.
Veículos utilitários tiveram alta do IPI dos 2%, que vigoravam até o fim de 2013, para 3% em 1º de janeiro. A partir de julho, o imposto pode subir para 8%.
Para os utilitários usados para transporte de carga, a variação será a mesma agora. Em julho, porém, se houver alta, ela será para 4%.
Excesso de estoque levou a IPI menor
O governo mexeu no IPI em maio de 2012, quando as montadoras estavam com estoques acima da média. O objetivo foi estimular vendas e evitar demissões.
Inicialmente, o imposto foi zerado para carros 1.0 e as alíquotas dos demais foi reduzida. O desconto no IPI fez a indústria automobilistica bater recordes nos meses seguintes.
Em janeiro de 2013, o IPI começou a ser recomposto, com um aumento em todas as categorias, assim a alíquota para carros 1.0 saiu de zero para 2%, por exemplo. As alíquotas de janeiro foram mantidas até o fim do ano passado.
A produção de veículos em 2013 bateu, já em novembro, o recorde histórico, com 3,5 milhões de unidades produzidas, superando a então marca inédita de 2011. Os números fechados de vendas serão divulgados nos próximos dias.
Fonte: Auto Esporte
Essas duas medidas tendem a elevar os preços dos carros em 2014 e podem impulsionar a inflação.
Segundo informou em dezembro o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o preço dos carros populares deverá subir de 4% a 8% para a inclusão de airbag e ABS, o equivalente a uma alta de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil por automóvel.
A alta do IPI vai levar a um aumento da arrecadação de R$ 956 milhões entre janeiro e junho de 2014, segundo cálculos do Ministério da Fazenda.
Alíquotas do IPI
Para os carros populares (1.0), a alíquota, que estava em 2% até o fim de 2013, passa a ser de 3% a partir do início deste ano. Ela fica assim até 30 de junho de 2014, quando o governo então vai avaliar se haverá novo aumento, para 7% – alíquota que vigorava antes de o governo determinar a redução do IPI, no início de 2012.
Para carros com motor entre 1.0 e 2.0 flex, a alíquota de IPI, que foi de 7% até o fim do ano passado, subiu para 9% nesta quarta. E pode retornar ao patamar de 11% em julho, dependendo da análise do governo.
Já para os veículos com mesmo motor, mas movidos apenas a gasolina, a alíquota subiu de 8% para 10% nesta quarta-feira e pode avançar para 13% em julho.
Veículos utilitários tiveram alta do IPI dos 2%, que vigoravam até o fim de 2013, para 3% em 1º de janeiro. A partir de julho, o imposto pode subir para 8%.
Para os utilitários usados para transporte de carga, a variação será a mesma agora. Em julho, porém, se houver alta, ela será para 4%.
Excesso de estoque levou a IPI menor
O governo mexeu no IPI em maio de 2012, quando as montadoras estavam com estoques acima da média. O objetivo foi estimular vendas e evitar demissões.
Inicialmente, o imposto foi zerado para carros 1.0 e as alíquotas dos demais foi reduzida. O desconto no IPI fez a indústria automobilistica bater recordes nos meses seguintes.
Em janeiro de 2013, o IPI começou a ser recomposto, com um aumento em todas as categorias, assim a alíquota para carros 1.0 saiu de zero para 2%, por exemplo. As alíquotas de janeiro foram mantidas até o fim do ano passado.
A produção de veículos em 2013 bateu, já em novembro, o recorde histórico, com 3,5 milhões de unidades produzidas, superando a então marca inédita de 2011. Os números fechados de vendas serão divulgados nos próximos dias.
Fonte: Auto Esporte
Grande Fortaleza termina 2013 com mais de 2.700 casos de homicídios dolosos
Termina o ano de 2013 com muitas preocupações na área da Segurança Pública no Estado do Ceará. Os altos índices de homicídios ainda
são uma permanente dor de cabeça para os gestores da Pasta. A Grande
Fortaleza é o principal foco das ocorrências de homicídiosdolosos
(aqueles em que há a intenção deliberada de matar). Estatísticas da
Editoria de Polícia do Diário do Nordeste apontam
o número de mortes violentas produzidas por armas(brancas e de fogo,
além de outros modos) na Capital cearense e sua região metropolitana.
Do dia 1º de janeiro até as 14h30 deste dia 31 de dezembro de 2013,
foram praticados, nadamenos, que 2.750 assassinatos. Somente na Capital
foram 1.996 casos, enquanto nos demais municípios metropolitanos
ocorreram 754 assassinatos. Em todo o Estado, de janeiro a novembro, a
Secretaria da Segurança Pública e de Defessa Social (SSPDS)
registrou 4.083 crimes de morte. Em Fortaleza, os bairros que
apresentam os maiores índices de assassinatos são os seguintes: Bom
Jardim, Barra do Ceará, Jangurussu, Barroso, Genibaú, José Walter, Vila
Velha, Pici, Pirambu, Bela Vista, Planalto Ayrton Senna, Vicente Pinzón,
Praia do Futuro, Granja Lisboa, Granja Portugal, Siqueira e Messejana.
Para a Polícia, a maioria dos assassinatos dolosos ainda está ligada diretamente ao tráfico e consumo de drogas.
Rixas entre quadrilhas, ‘cobranças’ de dívida do tráfico,
queima-de-arquivo e disputa de território de venda de entorpecentes
formam o cenário que resulta nesta sangrenta guerra na Grande Fortaleza.
Neste cenário, além de Fortaleza, também se destacam no ranking dos
municípios mais violentos da RMF, Caucaia, Maracanaú, Eusébio, Pacajus e
Horizonte.
No Grande Bom Jardim, o chamado ‘Território da Paz’, tem
apresentado alta taxa de homicídios dolosos, apesar do intenso trabalho
que a Polícia Militar tem feito de forma diuturna. De janeiro até hoje
são 222 homicídios, distribuídos por bairro na seguinte forma: Bom
Jardim, 71 homicídios, Granja Lisboa, 49; Siqueira, 40; Granja
Portugal, 36; e Canindezinho, 26.
Fonte: Diário do Nordeste
Fonte: Diário do Nordeste
Ceará: Feriado de Réveillon termina com três mortes no trânsito
O feriado de Réveillon terminou com três mortos, 13 feridos e 20
acidentes de trânsito com danos materiais. (Foto: Arquivo/Chinês/Agência
Miséria)
O feriado de Réveillon terminou com três mortos, 13 feridos e 20
acidentes de trânsito com danos materiais. As informações são do
Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) e Polícia Rodoviária
Federal (PRF). O balanço é referente ao período das últimas 24 horas.
O balanço da BPRE registrou uma morte no trânsito no km 2 da CE-363, no município de Senador Pompeu. A vítima, Luciana Érika Bastos Guanabara, 34, capotou um veículo Pajeiro e morreu no local. Uma criança de 12 anos estava no carro e ficou ferida. Ela foi encaminhada a um hospital de Fortaleza.
A PRF registrou duas mortes no trânsito, sendo a primeira no Km 52 da BR-304, município de Aracati, por volta das 3 horas da madrugada desta quarta-feira (1º). A vítima foi um motociclista, 25, de sexo masculino. Um veículo não identificado colidiu na moto e o condutor fugiu do local sem prestar socorro.
O outro caso ocorreu no Km 8 da BR-222, município de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). Uma pedestre do sexo feminino foi atropelada por um veículo não identificado, que também fugiu do local. A PRF optou por não divulgar o nome das vítimas.
Fonte: Diário do Nordeste
O balanço da BPRE registrou uma morte no trânsito no km 2 da CE-363, no município de Senador Pompeu. A vítima, Luciana Érika Bastos Guanabara, 34, capotou um veículo Pajeiro e morreu no local. Uma criança de 12 anos estava no carro e ficou ferida. Ela foi encaminhada a um hospital de Fortaleza.
A PRF registrou duas mortes no trânsito, sendo a primeira no Km 52 da BR-304, município de Aracati, por volta das 3 horas da madrugada desta quarta-feira (1º). A vítima foi um motociclista, 25, de sexo masculino. Um veículo não identificado colidiu na moto e o condutor fugiu do local sem prestar socorro.
O outro caso ocorreu no Km 8 da BR-222, município de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). Uma pedestre do sexo feminino foi atropelada por um veículo não identificado, que também fugiu do local. A PRF optou por não divulgar o nome das vítimas.
Fonte: Diário do Nordeste
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