Outros dois municípios já acumulam mais de 98% de todo o volume anual esperado e estão próximos de também superarem essa média
Das 184 cidades cearenses, Várzea Alegre, no Sul do Estado, já obteve o volume de chuva esperado para todo o ano em pouco menos de três meses. Os intensos volumes pluviométricos, no entanto, trouxeram mais danos que benefícios. O Município, sobretudo a zona rural, foi castigado por chuvas torrenciais em curtos intervalos de tempo que deixaram rastros de destruição.
A média histórica anual para a cidade, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) é de 961,6 milímetros. Até esta segunda-feira, dia 28, o órgão já havia contabilizado o acumulado referente a 1006,4 mm, ou seja, 4,7% acima da normal climatológica.
As cidades que também estão na iminência de superarem a média anual são Cariús (já choveu 98,4% do esperado para todo o ano) e Granjeiro (97%).
Chuvas intensas em março - A média em Várzea Alegre foi impulsionada pelas chuvas de janeiro e, principalmente, pelos registros recentes de março. No primeiro mês deste ano de 2022, a cidade registrou precipitações superiores ao dobro da média histórica (106%).
Em fevereiro, o Município seguiu a tendência do Estado e teve chuvas 20% abaixo da média. Já neste mês de março, mesmo ainda restando dois dias para o fim, o acumulado já está 140% acima da média histórica. Foi justamente neste mês que as chuvas causaram estragos.
Entre a noite do último dia 11 de março e madrugada de sábado (12), uma intensa e duradoura chuva rompeu barragens, deixou famílias desabrigadas e outras ilhadas, e causou danos robustos na agricultura do Município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário