As apreensão de armas de fogo aumentam mês a mês no Ceará, segundo dados da SSPDS |
O Ceará fechou o mês de agosto com, nada menos, que 447 assassinatos. Este é um balanço ainda parcial, mas já revela que os Crimes Violentos, Letais e Intencionais os (CVLIs), sofreram um aumento da ordem de 53,6 por cento em comparação a igual período do ano passado. No acumulado do ano, já são 3.221 mortos, 40,7% de elevação em comparação a igual período de 2016 (com 2.289 casos). A informação é do Ceará News.
Ainda assim, o número de assassinatos em agosto foi inferior ao do mês anterior (julho), quando a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) contabilizou oficialmente 475 homicídios. Neste mês de agosto de 2017, os 447 assassinatos foram distribuídos da seguinte forma: 173 casos na Capital, 114 na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e mais 160 em todo o Interior.
Também em agosto o número de homicídios múltiplos (com mais de uma vítima) foi bem elevado. Em 31 dias, as autoridades registraram dois triplos homicídios (que a SSPDS considera chacinas, de acordo com portaria baixada pelo secretário André Costa) e 16 duplos homicídios. Já no Sistema Penitenciário, cinco detentos foram mortos, três deles na Cadeia Pública de São Gonçalo do Amarante, durante uma briga entre membros de facções criminosas.
TROPA DE ELITE COM NOVOS “CAVEIRAS”
As tropas de elite da Polícia Militar do Ceará vão ganhar reforço para o combate ao crime organizado. Nesta sexta-feira (1º) foi aberto na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), o XXII Curso de Operações Especiais, destinado aos militares que vão para o enfrentamento direto com as quadrilhas e facções. A solenidade de abertura contou com a presença do comandante-geral da PM, coronel Ronaldo Viana; e do chefe do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel PM Aginaldo Oliveira. O evento foi coroado de êxito, com uma aula inaugural, tendo a palestra sido ministrada pelo general-de-divisão do Exército Brasileiro, Estevam Cals Theófilo Gaspar de Oliveira, comandante da 10ª Região Militar. Formação de novos “caveiras” para a tropa.
PF FAZ PARCERIA COM ESCOLA
A Polícia Federal no Ceará e a Escola de Ensino Médio Coronel Professor José Aurélio Câmara, do bairro Vila União, assinaram nesta sexta (1º), um Termo de Compromisso para a implantação do programa educacional “Escola da Inteligência“, do Instituto Augusto Cury. A parceria da PF Federal com o instituto surgiu depois de o palestrante conhecer alguns projetos desenvolvidos na Academia Nacional de Polícia (ANP) com o Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (GPRED). Ele colocou à disposição da ANP, sem qualquer custo, o treinamento da “Escola da Inteligência” e outras palestras de interesse da instituição. Com essa medida, a ANP, sob a supervisão do GPRED-PF/CE, irá utilizar o método do programa da “Escola da Inteligência”, fundamentado na “Teoria da Inteligência Multifocal”. Atualmente, são beneficiados com o programa mais de 200 mil alunos de escolas particulares e públicas em todo o País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário