A pesquisa Quaest, divulgada na última quarta-feira (11), revelou que 78% dos brasileiros percebera o aumento nos preços dos alimentos no supermercado no último mês. O levantamento, realizado entre 4 e 9 de dezembro com 8.598 entrevistados, apontou ainda que 13% acreditam que os preços permaneceram os mesmos, 8% dizem que caíram, e 1% não soube ou não respondeu.
Os dados coletados mostram que 68% dos entrevistados afirmam ter o poder de compra reduzido comparado a 2023, (antes eram 61%), enquanto 19% dizem que está maior e 12% relatam que permanece igual. Apenas 1% dos participantes não soube ou não respondeu.
A percepção sobre o aumento dos preços em outras áreas, como contas de água e luz, é outro destaque do relatório. Segundo os dados, 65% dos brasileiros afirmam que as contas ficaram mais caras no último mês (antes eram 64%). Em relação ao combustível, 59% dos entrevistados relatam aumento, mantendo a mesma porcentagem da pesquisa anterior da Quaest.
A pesquisa também questionou os mais de 8 mil entrevistados sobre as expectativas para a economia nos próximos 12 meses. Entre eles, 51% esperam melhora (antes eram 45%), 28% acreditam em piora (antes 36%), 17% dizem que ficará do mesmo jeito e 3% não souberam responder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário