CRATO NOTICIAS player

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Detran identifica disparo em massa de SMS sobre suspensão da CNH e alerta para golpe no Ceará

Foto Marcello Casal jr/Agência Brasil
O Departamento Nacional de Trânsito no Ceará (Detran/CE) identificou um "disparo em massa" via SMS pelo celular notificando condutores sobre a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O Departamento fez um novo alerta, nessa última quarta-feira, 11, por meio das redes sociais, sobre a tentativa de golpe. Em novembro, o órgão enviou uma notícia-crime à Polícia Civil do Ceará (PC-CE) sobre as tentativas de estelionato.

A mensagem simula a comunicação do órgão público. "NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL. Suspensão da sua CNH em andamento. saiba mais e evite sua restrição", diz o SMS. Um link para a regularização do documento é fornecido na mensagem. Ao acessá-lo, o usuário é direcionado para uma página que imita o portal oficial GOV.BR, do Governo Federal.

Após fornecer os dados solicitados para consulta, são apresentadas informações pessoais do condutor, supostos detalhes da infração cometida e o valor correspondente. A página ainda apresenta um campo para “regularizar” o documento.

De acordo com o diretor jurídico do Detran/CE, Marcos Macedo, os primeiros casos do golpe foram relatados por meio da Ouvidoria do órgão. As notificações também chegaram para alguns servidores do departamento de trânsito e por pessoas próximas aos profissionais.

“A comunicação veio de vários canais que levaram a essa conjuntura do disparo em massa aliado a outros relatos de âmbito nacional”, afirma. Ainda segundo o diretor, o órgão não envia notificações sobre irregularidades aos condutores por SMS, e-mail ou por aplicativos.

“Não existe nenhuma comunicação feita dessa forma por parte do Detran. Todas as informações oficiais são realizadas por cartas via Correios. Qualquer notificação do Detran sobre eventuais irregularidades é feita sempre pelos correios”, ressalta o diretor jurídico do órgão.

O aposentado Francisco Tabajaras, 90, disse que recebeu a mensagem há algumas semanas. Inicialmente, ele ficou surpreso com a notificação, visto que não se recordava de irregularidades com a sua CNH. “Não tinha multa e nem ocorrência com meu carro. Fiquei apreensivo e, após comentar sobre a mensagem com um conhecido, ele alertou que podia ser um 'blefe'”, disse.

Ele afirmou que o SMS notificou que a sua carteira de habilitação estava sendo cancelada e encaminhava link para fazer a regularização do documento. “Não passou pela minha cabeça que poderia ser um golpe, eu só estranhei por saber da minha conduta como motorista”, disse. Após três dias da notificação ainda no celular, o aposentado apagou a mensagem e ficou em alerta após o caso.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) confirmou, nessa terça-feira, 10, o recebimento da notícia-crime do Detran/CE e disse que a Polícia Civil do Ceará (PC-CE) apura as circunstâncias de crimes de estelionato em que suspeitos enviam mensagens se passando por um órgão público, induzindo as vítimas a caírem em um golpe.

Segundo a pasta, o caso está a cargo da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos. “A Polícia Civil orienta que possíveis vítimas do golpe registrem um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia Eletrônica (Deletron), no site www.delegaciaeletronica.ce.gov.br, que atende todo o Ceará, a qualquer hora do dia ou da noite, ou em uma delegacia mais próxima”, disse o órgão, em nota.

Com informações do O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário