Foto Ceará Agora |
O Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, da Secretaria da Saúde do Ceará, chegou à marca dos 150.468 procedimentos em menos de um ano. Os números são de janeiro de 2024 até última quarta-feira. As cirurgias eletivas são procedimentos programados que não exigem a mesma celeridade que os casos urgentes. Durante todo o ano de 2023, foram 123.449 cirurgias eletivas realizadas, representando um aumento de 36% no número de procedimentos realizados.
A iniciativa conta com financiamento estadual e federal e está presente em todas as cinco regiões de Saúde do Estado – Fortaleza, Norte, Litoral Leste, Sertão Central e Cariri. O levantamento é do Ministério da Saúde. Além do Ceará, Paraíba, Maranhão, Rondônia e Santa Catarina também integram o ranking dos cinco estados que mais expandiram a quantidade de procedimentos na rede pública.
O Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas foi criado em abril de 2023, com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos pacientes por cirurgias eletivas, aqueles procedimentos programados, de não urgência. Para entrar na fila, o paciente precisa ter encaminhamento de um especialista para um cirurgião, que irá avaliar a urgência do procedimento. Após isso, há o encaminhamento para a unidade definida e para a equipe que realizará a cirurgia, por meio da Central de Regulação do Estado.
Com informações do Ceará Agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário