CRATO NOTICIAS player

domingo, 31 de março de 2024

Cachorro com tétano 'sem solução' é retirado da fila de eutanásia e se recupera da doença após adoção, no interior do Ceará

Foto Patrícia Silva/Sistema Verdes Mares
O cãozinho Cavalete é pura fofura, mas tem uma história difícil. Deixado em novembro de 2023 no Centro de Zoonoses de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, ele foi diagnosticado pelas veterinárias com tétano e outras clínicas recomendaram para o antigo tutor a eutanásia.

Segundo a coordenadora do Centro de Zoonoses de Juazeiro do Norte, Mara Santana, o cachorrinho chegou em situação grave. Sem movimentos e muito magro.

"Quando a gente viu o Cavalete, eu e a veterinária nos deparamos com sinais críticos nítidos e claro de tétano. Aquela paralisia rígida. O animal sem movimento e estágio da doença bem avançado. Nunca tinha visto na vida acadêmica. Foi um milagre."

"Era uma caso sem solução, de eutanásia. Ela queria deixar o animal aqui para eutanásia."

Após os primeiros exames, a clínica começou com os tratamentos. A veterinária Lara Guimarães explica que o animal recebeu fisioterapia. Como também exercícios e alongamentos.

"Começamos com alguns exercícios, alongamentos, fizemos o uso de aparelhos para tentar desinflamar a musculatura e claro toda a força de vontade do Cavalete auxiliou para ele ter uma recuperação mais rápida", afirmou.

Com informações do G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário