CRATO NOTICIAS player

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Bolsonaro deixa o PSL e vai fundar novo partido


O presidente Jair Bolsonaro anunciou a saída do PSL (Partido Social Liberal), com isso ele se torna o primeiro presidente no exercício do mandato sem legenda desde a redemocratização. As informações de que deixaria o partido nesta terça-feira (12) já circulam desde ontem em Brasília, quando ele marcou uma reunião com parte da bancada da Câmara, no Palácio do Planalto, para discutir o tema. 

O presidente planeja fundar outro partido, o Aliança pelo Brasil. A ideia é conseguir validar assinaturas eletrônicas que permitam a fundação da legenda até março do ano que vem, a tempo de disputar as Eleições municipais.

Além do presidente, o novo partido irá abrigar os filhos e aliados. Bolsonaro está rompido com o presidente do PSL, Luciano Bivar, e com parte da bancada, incluindo a deputada Joice Hasselmann (SP).

Dos 53 deputados do PSL, ao menos 27 prometem acompanhar o presidente, mas a equipe jurídica estuda alternativas para que eles não percam o mandato.

O pedido de criação de um partido precisa ser protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com ao menos 419,9 mil assinaturas em nove Estados. Para que a nova sigla possa participar das disputas municipais do ano que vem, por exemplo, todos os trâmites devem estar cumpridos até março, seis meses antes das eleições.

Nos bastidores, governistas admitem que a corrida de 2020 é o primeiro teste para o projeto de poder de Bolsonaro, que almeja o segundo mandato, principalmente no momento em que o embate com o PT ganhou corpo com o retorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à cena política.

Bolsonaro se filiou ao PSL, partido fundado por Bivar ainda na década de 90, em 7 de março de 2018 para disputar as eleições presidenciais. A presença dele fez do partido nanico o segundo com mais cadeiras da Câmara, atrás apenas do PT (Partido dos Trabalhadores). A saída de Bolsonaro deve causar uma debandada no PSL, que pode se fundir com outra legenda alterando a dinâmica de forças dentro do Congresso Nacional.

Em duas décadas de carreira política, Bolsonaro passou por oito partidos: PDC, PPR, PPB, PTB, PFL, PP, PSC e PSL.

Com informações Cnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário