CRATO NOTICIAS player

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Suspeito de chacina no PI confirma que iria ´capar´ amante e matar mais três



Clewilson Vieira confessou a autoria das cinco mortes (Foto: Reprodução/180 Graus)
As imagens do depoimento de Clewilson Vieira foram divulgadas durante entrevista coletiva concedida no início da tarde desta sexta-feira (07/11) na sede da delegacia Geral de Polícia Civil do Piauí. Participaram da entrevista o delegado James Guerra, o secretário de Segurança, Luís Carlos Martins, e também o delegado de Castelo do Piauí, Laécio Evangelista, que esclareceram novos fatos sobre a chacina de São Miguel do Tapuio.

Segundo o delegado Laércio Evangelista, o assassino de cinco pessoas no município de São Miguel trata-se de alguém frio e calculista. Durante o depoimento o homem relatou como cometeu cada um dos assassinatos, e confessou que faria novas vítimas, que só foram salvas porque não foram encontradas em casa.

O homem começa em seu depoimento falando sobre a briga com a sua esposa dentro de casa. Confirma que os dois se desentenderam depois que ele descobriu que ela lhe traia. Tentou com que ela falasse a verdade, mas na negativa da esposa, revoltou-se e disparou pelo menos cinco vezes. Ele não lembra quantos disparos efetuou.

Depois de matar a esposa, armado com a pistola e o "oitão" (revólver calibre 38), o homem foi atrás de outros sete alvos, quatro deles, consumados. Na ordem matou o compadre Claudio - mas a intensão era matar Claudionor - o professor Roberto, o jovem Sidney e "seu Jovêncio".

Perguntado pelo delegado, o homem reafirma que os outros três só escaparam porque ele não os encontrou. "Não consegui porque não achei", revela friamente diante do interrogatório feito pelos delegados Matheus Zanatta e Leandro Evangelista. "Eles queriam me sufocar, me tirar dali, me apagar do mapa", diz o homem em tom de revolta para os policiais. Ele revela o nome de mais um homem e do casal Angela e Nonato, que segundo Chiê, estariam lhe denunciando. A casa dos dois foi alvejada a tiros.

O atirador confirma ainda que estava sob efeito de álcool no momento dos assassinatos. Diz que após os crimes, saiu em fuga pela mata, rumo à sede de São Miguel do Tapuio. O crime ocorreu na zona Rural, a 40 kpm da sede. "Sai no mato, deixei minha moto abandonada e sempre andava só à noite. De dia descansava", diz o homem que revela novamente o desejo de se matar. "Eu ia me entregar, só queria falar com meus pais antes de me matar".

Ele nega porém o desejo de consumar outras mortes. "Não tinha mais volta, não ia voltar, não dava tempo... só queria me matar", disse. Ao chegar na cidade, tentou falar com o pai, mas foi informado que ele estava sendo vigiado, e por isso não conseguiu ir ao seu encontro. "Vi os dois lá na pescaria, pedi água e para tomar banho e fui na casa deles. Já são conhecidos meus de criança. Aí pedi para eles não falarem nada com ninguém.

Clewilson diz ainda o que pensava em fazer com o amante da esposa. "Eu ia tirar as partes íntimas dele.

Sobre a posse de revólveres em casa, o acusado diz que sempre foi "invocado" com armas desde pequeno. Revela que já teve a casa revistada pela polícia e se revolta ao comentar que para a população ele sempre foi acusado de tudo, principalmente assaltos.

E chora ao dizer sobre os últimos momentos junto com a mulher. "Eu já tinha chamado meus pais pra dizer que ia embora, eu falei com a minha mulher, mas ela só pensava no salário, de 600 reais, não queria deixar o emprego... e eu dizendo pra ela que ia acontecer o pior", disse chorando.

ARMAMENTO APREENDIDO

Na coletiva foram apresentadas as armas apreendidas com ele, uma pistola calibre 40, uma espingarda calibre 12, munições e também uma submetralhadora de fabricação israelense. A pistola que foi encontrada com ele foi a utilizada para realizar todos os assassinatos, essa pertencia a um policial de Piracuruca, no entanto, havia um Boletim de Ocorrência registrando o roubo da mesma datado de abril de 2013.

O delegado Evangelista, fala que Clewilson Vieira trata-se do último integrante de uma quadrilha responsável pelo tráfico de drogas no município. A prisão de Clewilson se tornou mais complicada porque ele contou com ajuda de pelo menos duas pessoas do município. Essas de acordo com o delegado James Guerra já estão sendo investigadas e permanecem detidas na cidade de São Miguel Tapuio.

De acordo com depoimento prestado à polícia, Clewilson pretendia matar oito pessoas, uma delas seria o suposto amante de sua esposa, e segundo o próprio atirador, o homem identificado como Antônio, seria castrado e sangraria até a morte.

Clewilson Vieira já morava no município a pelo menos 35 anos, era também um líder comunitário. Nos últimos meses lideranças da oposição vinham lutando para tirá-lo da região, gerando então toda a fúria e desejo de vingança, o que leva a polícia a crer que todos os crimes teriam sido premeditados.

A participação dele em outros crimes só veio à tona e chegou até a policia depois da chacina, segundo o delegado Evangelista. Os populares da região, inclusive os que lutavam para expulsa-lo, nunca tinham ido até a policia até a data do ocorrido.

Segundo o Secretario Luís Carlos Martins, o mesmo responderá pelos crimes de assassinato e porte ilegal de armas no sistema prisional de Teresina. Investigações sobre o seu envolvimento em assaltos de bancos, lotéricas, e comércios da região também serão levantadas.

Fonte: 180 Graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário