Apesar de o Brasil não registrar casos autóctones de sarampo desde o ano
2000, a chance de reintrodução da doença no país é grande caso não haja
forte adesão à vacinação. O alerta é do ministro da Saúde, Arthur
Chioro.
Dados indicam que o Brasil identificou, entre 2013 e 2014, 755 casos importados de sarampo [pessoas que chegaram ao país já contaminados], 503 no Ceará e 224 em Pernambuco. Em todo o mundo, ocorreram mais de 150 mil casos, apenas nos últimos meses.
Chioro convocou pais e responsáveis para que, a partir deste sábado (8), quando começa a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, levem as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos aos postos de saúde para serem imunizadas.
“Todas as crianças, mesmo as que estão com a carteira de vacinação em dia, devem ser imunizadas. É um reforço”, explicou.
Fonte: Agência Brasil
Dados indicam que o Brasil identificou, entre 2013 e 2014, 755 casos importados de sarampo [pessoas que chegaram ao país já contaminados], 503 no Ceará e 224 em Pernambuco. Em todo o mundo, ocorreram mais de 150 mil casos, apenas nos últimos meses.
Chioro convocou pais e responsáveis para que, a partir deste sábado (8), quando começa a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, levem as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos aos postos de saúde para serem imunizadas.
“Todas as crianças, mesmo as que estão com a carteira de vacinação em dia, devem ser imunizadas. É um reforço”, explicou.
Fonte: Agência Brasil
Mortes em acidentes aumentam 45%
A imprudência, como falta de respeito à sinalização horizontal e a
ultrapassagem em faixas contínuas, é apontada pela Polícia Rodoviária
Federal como a principal causa de acidentes envolvendo motos (Foto:
Reprodução)
Levantamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e divulgado
ontem constatou que, entre janeiro e setembro de 2014, o número de
mortes em acidentes com motocicletas nas rodovias federais aumentou em
45% em relação ao mesmo período do ano passado, mesmo com o número de
acidentes tendo diminuído, o que mostra a gravidade das ocorrências.
Somados os casos, as BRs 222, 116, 020, 304 e 230 tiveram um total de 789 acidentes com motos em 2014, diante de 830 em 2013, apresentando redução de 5%. O número de óbitos nas rodovias, entretanto saltou de 65 para 94.
Os motociclistas já representam um grupo considerado vulnerável pela PRF, por conta da fragilidade do veículo. O órgão aponta que, entre os incidentes mais frequentes estão as colisões traseiras, laterais e transversais. Contudo, o tipo de acidente com maior letalidade são as colisões frontais que, na maioria das vezes, resultam de ultrapassagens proibidas.
“O que mais caracteriza essas ocorrências é a imprudência. A falta de respeito à sinalização horizontal, a ultrapassagem em faixas contínuas, as tentativas de forçar a ultrapassagem e a ausência de direção defensiva dos condutores formam o conjunto de fatores que ocasionam esses acidentes”, informa a PRF, por meio da assessoria de imprensa.
SegurançaA sondagem feita pela PRF apurou ainda que em muitos dos casos os condutores e passageiros não utilizavam capacetes, ou o faziam de forma inadequada. De acordo com o órgão, a possibilidade de um motociclista envolvido em acidente de trânsito sem a proteção na cabeça é 5,5 vezes maior do que um condutor com capacete. Já para um passageiro sem capacete, o risco é 8,7 vezes maior do que o de quem utiliza o equipamento.
Os acidentes de maior gravidade ocorrem principalmente aos sábados e domingos, entre as 20h e as 23h. As vítimas fatais são, em sua maioria, homens com idades entre 20 e 30 anos. A PRF coloca ainda que, embora não haja possibilidade de fazer o teste etilômetro imediatamente nas vítimas fatais, os horários de maior ocorrência dos acidentes permite induzir que o uso de bebidas alcoólicas também é um fator determinante para que os incidentes ocorram.
Fonte: Agência Brasil
Somados os casos, as BRs 222, 116, 020, 304 e 230 tiveram um total de 789 acidentes com motos em 2014, diante de 830 em 2013, apresentando redução de 5%. O número de óbitos nas rodovias, entretanto saltou de 65 para 94.
Os motociclistas já representam um grupo considerado vulnerável pela PRF, por conta da fragilidade do veículo. O órgão aponta que, entre os incidentes mais frequentes estão as colisões traseiras, laterais e transversais. Contudo, o tipo de acidente com maior letalidade são as colisões frontais que, na maioria das vezes, resultam de ultrapassagens proibidas.
“O que mais caracteriza essas ocorrências é a imprudência. A falta de respeito à sinalização horizontal, a ultrapassagem em faixas contínuas, as tentativas de forçar a ultrapassagem e a ausência de direção defensiva dos condutores formam o conjunto de fatores que ocasionam esses acidentes”, informa a PRF, por meio da assessoria de imprensa.
SegurançaA sondagem feita pela PRF apurou ainda que em muitos dos casos os condutores e passageiros não utilizavam capacetes, ou o faziam de forma inadequada. De acordo com o órgão, a possibilidade de um motociclista envolvido em acidente de trânsito sem a proteção na cabeça é 5,5 vezes maior do que um condutor com capacete. Já para um passageiro sem capacete, o risco é 8,7 vezes maior do que o de quem utiliza o equipamento.
Os acidentes de maior gravidade ocorrem principalmente aos sábados e domingos, entre as 20h e as 23h. As vítimas fatais são, em sua maioria, homens com idades entre 20 e 30 anos. A PRF coloca ainda que, embora não haja possibilidade de fazer o teste etilômetro imediatamente nas vítimas fatais, os horários de maior ocorrência dos acidentes permite induzir que o uso de bebidas alcoólicas também é um fator determinante para que os incidentes ocorram.
Fonte: Agência Brasil
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