CRATO NOTICIAS player

domingo, 9 de novembro de 2014

Crato-CE: Jovem é assassinado com tiros na cabeça


Demontier Tenório///(Foto: Agência Miséria)
Rabecão foi apanhar o corpo esta madrugada (Foto: Agência Miséria)
    Mais um homicídio foi registrado em Crato na primeira hora da madrugada deste domingo no Sítio Malhada na zona rural do município. O agricultor Cícero Lopes da Silva, de 24 anos, que residia no Sítio Palmeirinha dos Britos, foi alvejado a tiros na cabeça e teve morte imediata. Populares disseram ter ouvido estampidos de arma de fogo e, depois, viram o jovem caído.
    A polícia foi avisada e uma equipe da FTA (Força Tática de Apoio) comandada pelo Cabo J. Oliveira com o apoio dos Soldados Oliveira e Cláudio esteve no local quando informou que o rapaz não tinha passagens pela polícia. Os PMs acionaram o rabecão e o corpo foi trazido para ser necropsiado no IML (Insttituto Médico Legal) de Juazeiro do Norte.
     Já são 39 pessoas assassinadas este ano em Crato e o último tinha sido registrado na manhã de quarta-feira na Rua São José, 95 no bairro Independência. Ali o mecânico Samuel Salviano de Medeiros, de 44 anos, foi morto com quatro tiros, sendo um na cabeça, outro no braço esquerdo, um no tórax e mais um nas costas. Este respondia por envolvimento em um homicídio em Nova Olinda e dois crimes de portes ilegais de arma de fogo

Crato: Obra da Encosta do Seminário será concluída até fim de 2015

Elizângela Santos
Várias intervenções urbanísticas foram realizadas na encosta, com o objetivo de oferecer melhor qualidade de vida para a comunidade estimada, nessa primeira etapa de ações, em mais de 100 famílias. (Foto: Elizângela Santos)
A primeira etapa das obras da Encosta do Seminário, no município do Crato, uma das mais importantes obras na área de saneamento e urbanização de uma localização de risco, terá sua primeira etapa concluída até o fim do ano. Será o trecho que vai da ladeira da Integração até a área de uma voçoroca, conhecida como ´vulcão´, já soterrada e que já se encontra com cinco paredões de concreto pré-moldado à sua frente.

Os moradores comemoram esse primeiro momento de uma obra que não acreditavam que saísse do papel, tendo em vista a área de risco que residiam há muito tempo. Na primeira quinzena deste mês a área da encosta receberá visita técnica de avaliação dos serviços, com integrantes do Banco Mundial, Secretaria das Cidades do Estado do Ceará e secretarias municipais do Crato.

No local, ainda há casas marcadas com um ´x´ para a retirada de moradores que serão encaminhados para moradias mais seguras, até que alguns deles possam ser beneficiados com as residências do programa ´Minha Casa, Minha Vida´. As primeiras estarão prontas apenas no fim do próximo ano. O município foi beneficiado com 1.578 moradias do programa, com construções executadas no bairro Barro Branco, na Cidade.

Avanço

A Encosta do Seminário, segundo o secretário José Muniz, está tendo um avanço maior nos serviços em virtude das chuvas em dezembro. Moradores próximos ao Tiro de Guerra estão assustados e alertam sobre a retirada da vegetação da área da encosta e de possíveis deslizamentos. É que está sendo inserido também no começo da área, próximo à Ladeira da Integração, o paredão de concreto. Ele disse que a obra terá continuidade até a ladeira do Tamanqueiro, já no Centro da cidade. A área da encosta divide a parte baixa e a área alta da Cidade.

Na área onde vem sendo feita a primeira etapa, a rua já recebeu piso intertravado, área de lazer, praça, pista de skate, além de um mirante e anfiteatro. Moradores se animam com a valorização da área, com imóveis melhor avaliados. Na parte da encosta, conforme o secretário, haverá uma cobertura vegetal, para conter deslizamentos e oferecer a segurança necessária na área.

Para realizar a obra, foram retiradas do local mais de 100 famílias, todas assistidas pelo Banco Mundial, a Prefeitura do Crato e Secretaria das Cidades, com acompanhamento de assistentes sociais. Parte dos moradores está recebendo aluguel social e outros encaminhados para um conjunto habitacional, tanto na área do Liceu, como no bairro Muriti, onde foram construídas 80 moradias.

A moradora Ivânia Maria da Silva não esconde a sua alegria de ver crianças jogando bola na área que antes era um enorme buraco e que no período chuvoso deixava os moradores em pânico. Morar com o "vulcão" era um temor constante. "Hoje conseguimos ter a recuperação desse espaço, mas ainda aguardo os R$ 400 do aluguel, que disseram que estaria na minha conta desde agosto", diz.

Mais informações:

Centro Administrativo do Crato
Secretaria da Cidade
Rua 7 de Setembro, S/N
Crato
Telefone (88) 3586-8000

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário