O presidente Jair Bolsonaro afirmou, em entrevista ao "SBT" exibida nesta quinta-feira, que irá propor uma reforma da Previdência que estabeleça, até 2022, uma idade mínima de 62 anos para homens e 57 anos para mulheres. Bolsonaro disse que o cerne do problema da Previdência está no serviço público, mas não deixou claro se a nova regra valeria apenas para servidores.
Atualmente, a idade mínima no serviço público é de 60 anos para homens e 55 para mulheres. De acordo com Bolsonaro, a ideia é aumentar a idade mínima em um ano depois da aprovação e outro em 2022.
— Dar um corte até o final de 2022, esse que é uma ideia inicial. Seria aumentar para 62 os homens e 57 as mulheres. Não de uma vez só, um ano a partir da promulgação e outro ano a partir de 2022.
O presidente defendeu deixar parte da reforma para o próximo governo:
— E o futuro presidente reavaliaria essa situação e botaria, no próximo governo, passar para 63, 64. Essa é que é a ideia. Porque quando você coloca tudo de uma vez em um pacote...Primeiro que você pode errar, e nós não queremos errar. Mas a oposição, como regra no Brasil, quanto pior estiver o governo, melhor, vai usar os 65 anos para dizer à população que nós fizemos uma tremenda maldade.
Segundo ele, a "boa reforma é a que passa", em referência à aprovação do projeto no Congresso.
A proposta apresentada pelo ex-presidente Michel Temer era que, até 2042, a idade mínima chegasse em 65 anos para homens e 62 anos para as mulheres.
Fim da Justiça do Trabalho está sendo estudado
Bolsonaro afirmou ainda que está estudando acabar com a Justiça do Trabalho, alegando excesso de proteção.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário