Equipamentos serão distribuídos em 36 municípios no Estado para ampliar a modalidade educacional
Foto: Helene Santos/Casa CivilO Ceará terá 38 novas escolas de tempo integral. Os editais para a construção das instituições foram lançados na manhã desta sexta-feira (14) pelo Governo do Ceará e o Ministério da Educação (MEC), em evento no Palácio da Abolição, em Fortaleza. O investimento é superior a R$ 580 milhões.
A solenidade contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), e a secretária da Educação, Eliana Estrela. O governador Elmano afirmou que a meta é que todas as crianças e jovens cearenses estudem na escola pública em tempo integral. “Nós estamos construindo uma história muito bonita no Ceará, iniciada em 2008 com as primeiras escolas em tempo integral. Nós temos orgulho de tudo que já fizemos, mas nós vamos alcançar essas metas em colaboração com o Governo Federal e Municípios”, garantiu.
Atualmente, o Estado tem 75% das escolas em tempo integral e tem a meta de atingir, até 2026, 100% das instituições nessa modalidade. Para alcançar a universalização, o governo cearense deve construir novas 139 escolas de Ensino Médio. Destas, 24 estão em construção, e os editais lançados nesta sexta contemplam mais 38. Segundo Elmano de Freitas, a ideia é que a licitação das demais 77 unidades seja lançada ainda este ano.
Barbalha é um dos municípios que receberam o apoio do Governo do Ceará e do MEC para beneficiar estudantes do Ensino Médio e do Ensino Fundamental. “O ensino em tempo integral tem uma importância muito grande para a qualidade da educação, para minimizar a evasão escolar. Só temos a agradecer esse apoio estadual e federal para o nosso município”, disse o prefeito Guilherme Saraiva.
Confira a lista dos municípios beneficiados
– Amontada (2);
– Acaraú;
– Aquiraz;
– Barbalha,
– Baturité;
– Camocim;
– Capistrano;
– Coreaú;
– Croatá;
– Fortaleza (2);
– Granja;
– Icó;
– Iguatu;
– Iracema;
– Irauçuba;
– Itapajé;
– Itapipoca;
– Itarema;
– Itatira;
– Jaguaribe;
– Jaguaruana;
– Jijoca de Jericoacoara;
– Maracanaú,
– Morada Nova;
– Mucambo;
– Nova Russas;
– Novo Oriente;
– Quixeramobim;
– Pacoti;
– Santa Quitéria;
– São Gonçalo do Amarante;
– Senador Sá;
– Tamboril;
– Trairi;
– Uruburetama
– Viçosa do Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário