CRATO NOTICIAS player

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Massacre em Altamira - Governo do Pará vai esvaziar 2 prisões para evitar revide

Segundo a Susipe, 866 presos, sendo 226 de uma e 540 de outra unidade, serão removidos para evitar que haja um revide

Resultado de imagem para massacre de presos em altamira
Sobe para 58 o número de presos mortos em massacre de Altamira

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) informou que vai esvaziar duas casas penais da região metropolitana de Belém, como ação preventiva, após o massacre que resultou na morte de 57 detentos no Centro de Recuperação Regional de Altamira, sudoeste do Pará. O número de mortos subiu para 58 na noite de terça-feira, após peritos encontrarem um corpo carbonizado nos escombros do presídio.
Segundo a Susipe, 866 presos, sendo 226 de uma e 540 de outra unidade, serão removidos para evitar que haja um revide da facção que foi atingida diretamente no episódio na unidade de Altamira.
Doze dos 46 detentos envolvidos no massacre chegaram a Belém na terça-feira (30). O grupo desembarcou no hangar do Grupamento Aéreo de Segurança Pública e foi encaminhado para unidades prisionais. Entre o total de transferidos, oito líderes de facções criminosas serão encaminhados para presídios federais e oito para unidades prisionais em Belém, onde devem ficar em isolamento. Outros trinta custodiados devem ser distribuídos entre cinco outras prisões.
A Justiça do Pará informou que vai iniciar um mutirão para avaliar processos e acelerar a situação de presos custodiados. As primeiras ações ocorrerão em Redenção e Bragança.
O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) também informou que vai evitar que 1.176 presos saiam de uma vez na saída temporária do Dia dos Pais.

Perícia - Até o final da noite de terça, quinze corpos haviam sido liberados pelo Instituto Médico Legal (IML).

MPF investiga - O Ministério Público Federal (MPF) informou que um inquérito civil investiga a situação de presos à disposição da Justiça Federal e detentos indígenas, que eventualmente estejam no Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRALT).

Força-Tarefa - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou a atuação da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) no Pará pelo período de 30 dias. A decisão atendeu ao pedido do governador do Pará, Helder Barbalho, que solicitou ao menos 40 integrantes da FTIP para atuarem em atividades de guarda, vigilância e custódia de presos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário