CRATO NOTICIAS player

sexta-feira, 17 de julho de 2015

"Pretinhas": viaturas da Polícia Civil do Ceará ganham novo visual para não serem confundidas com as da PM


 Já começaram a circular pelas ruas de Fortaleza as viaturas ostensivas (caracterizadas) da Polícia Civil cearense com a nova roupagem. Nas cores preta e branca, as Hilux deixaram de ter a mesma imagens das Hilux do Ronda do Quarteirão e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) da Polícia Militar.

As viaturas já começam a ser chamadas de “pretinhas” numa lembrança às patrulhas da PM dos anos 70, que se tornaram símbolo de respeito pelos cidadãos e metiam medo nos delinqüentes.

A renovação da frota da Polícia Civil e seu novo visual fazem parte de um pacote de medidas que a instituição ganhou do governo estadual. Além de “personalizar” as viaturas da Polícia Judiciária, o governo já prometeu para o ano de 2016 implantar o sistema de plantão 24 horas em todas as 35 delegacias distritais de Fortaleza e de sua Região Metropolitana.

Também deverão ser contratados novos inspetores e delegados, através de concurso, para atender à demanda de mais delegacias abertas 24 horas. Outras medidas tomadas recentes no âmbito da instituição visam melhorar o atendimento à população, como a expansão dos serviços da Delegacia Eletrônica (DE), com a instalação de totens com computadores nos terminais de passageiros e nas próprias DPs, para que o cidadão encaminhe virtualmente o pedido de expedição do Boletim de Ocorrência (B.O.).

Concurso suspenso

Já o concurso para o preenchimento de 763 vagas na instituição foi suspenso, na última terça-feira (14) por determinação judicial. A medida foi tomada a pedido do Ministério Público diante da anulação de duas questões da última prova do concurso público. A medida judicial, que ainda pode ser contestada, determina que, no prazo de 30 dias, seja publicado um novo gabarito da prova e refeita a lista dos candidatos aprovados. 

Fonte: Blog do Fernando Ribeiro

Mais um PM baleado por bandidos em Fortaleza!

Cabo Sávio, da Casa Militar, está hospitalizado, fora de perigo, e recebeu a visita do comandante

Mais um policial militar é ferido nas ruas de Fortaleza ao reagir contra a ação de criminosos. O fato ocorreu na tarde desta quinta-feira (16), durante o ataque de bandidos em um banco popular, na periferia de Fortaleza.

O PM, identificado como cabo Sávio, destacado na Casa Militar do Governo, estava nas dependências do Banco Palmas, localizada na Rua Cinco do Conjunto Palmeiras, no Grande Jangurussu, quando bandidos invadiram o local e anunciaram o assalto.

O cabo Sávio estava à paisana, de folga, e procurava pagar suas contas pessoais no banco, quando percebeu a chegada dos criminosos. Ao tentar reagir, ele acabou sendo alvo de tiros. Uma das balas acertou o rosto do militar, de raspão. Os assaltantes fugiram sem que fossem identificados.

Baleado, o cabo Sávio foi encaminhado ao hospital, enquanto várias patrulhas da Polícia Militar fizeram um grande cerco na área Integrada de Segurança Quatro (AIS-4), na tentativa de localizar os bandidos. No entanto, eles não foram, ainda, localizados.

Segundo informações dos colegas do PM, nas redes sociais, ele está fora de perigo e se recuperando do ferimento que, por pouco, não atingiu um dos seus olhos.

Neste ano, pelo menos, 10 policiais militares foram baleados em ações praticadas por assaltantes nas ruas de Fortaleza e na Região Metropolitana (RMF). Outros seis não tiveram a mesma sorte e acabaram morrendo.

Veja agora a lista dos policiais mortos no Ceará neste ano:

01 – 14/01 - SAMUEL RODRIGUES TABOSA, 34 anos, soldado da Polícia Militar, tentativa de assalto e morte na porta de casa, na Rua 15 do Conjunto Prefeito José Walter. Estava fardado e chegava em casa após o turno de trabalho. Três homens armados.

02 – 28/01 – TONY ÍTALO LIMA PINHEIRO, policial civil (inspetor), lotado no 34º DP (Centro), baleado e morto em uma tentativa de assalto na Rua Monsenhor Salazar, no bairro Pio XII. Quatro assaltantes, todos identificados e presos.

03 – 02/03 – SELBIANO FREIRE BARROSO, 48 anos, soldado da Polícia Militar, assassinado durante assalto a um cartório localizado na Rua Paurílio Barroso, na Maraponga. Bandidos foram presos em flagrante pelo BPRaio.

04 – 08/06 – ANTÔNIO MÁRCIO RIOS DE SOUSA – policial civil (inspetor), lotado na Delegacia de Acaraú, baleado e morto durante assalto a uma lan house localizada na Rua João Tomé, no bairro Monte Castelo, em Fortaleza. Dois bandidos também morreram e dois presos.

05 – 12/06 – MARIA GORETE DE OLIVEIRA – policial civil (inspetora), lotada na Coordenadoria Integrada de Inteligência (Coin), da Secretaria da segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), morta a tiros numa tentativa de assalto na Avenida José Leon, no bairro Parque Manibura.

06 – 25/06 – DOUGLAS DOS SANTOS SILVA – policial militar (soldado), assassinado por bandidos na Rua Rio Doce, na comunidade Parque Santana, no bairro Mondubim. O crime está sob investigação.

Via blogdofernandoribeiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário