CRATO NOTICIAS player

domingo, 26 de julho de 2015

Iluminação Pública: Só três cidades do Cariri aderira determinação da Aneel


Juazeiro do Norte. Seis meses após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinar que a iluminação pública passaria a ser de responsabilidade das prefeituras, duas das três principais cidades do Cariri já estão à frente deste serviço desde o ano passado, tendo empresas terceirizadas a incumbência da manutenção e fiscalização das redes.

Dos municípios que compõe a região do Cariri, apenas os maiores (Juazeiro, Crato e Barbalha) se adequaram ao cumprimento da resolução. Juazeiro e Barbalha terceirizaram o serviço, enquanto a Prefeitura do Crato tomará conta da rede elétrica pública e, segundo a administração, apenas serão abertas licitações para adquirir equipamentos como postes e fiação, em caso de necessidade.

Segundo a direção de Iluminação Pública de Juazeiro, a empresa Geoplan Consultoria Planejamento e Serviços Ltda ganhou licitação e já atua no município desde setembro do ano passado. A empresa trouxe ao município, técnicos, eletricitários e caminhões guindastes para execução dos serviços. Ao todo, são 16.621 pontos de iluminação pública em Juazeiro do Norte. A lâmpada mais comum utilizada nestes postes é a de 70W Vapor Sódio, com duração média de 16.000 horas.

“Quando iniciamos os trabalhos no município, existia uma demanda reprimida muito grande, pois até 2013, a manutenção era feita por duas empresas, a Coelce e a Citeluz (empresa contratada pela prefeitura), em 2014 a Coelce deixou de realizar o serviço e a Citeluz continuou o serviço sem compensar a falta da Coelce. Quando iniciamos, em agosto de 2014, essa demanda reprimida nos foi passada pela secretaria de infra-estrutura, com solicitações de janeiro de 2014. Após um certo período, iniciamos as solicitações via telefone, com uma média de 80 reclamações diárias e hoje uma nova média de 15 reclamações diárias, o que nos leva a entender que essa demanda maior já foi sanada”, acrescentou Joflábet S. Bezerra, Diretor Regional da Geoplan.

Em Barbalha, a rede também já é gerenciada pela municipalidade de forma terceirizada. Por meio de contrato temporário, a empresa Citeluz está responsável até que o contrato vença e outro certame seja aberto. A Prefeitura aguarda o fim do contrato com a empresa para receber definitivamente o Parque de Iluminação.

Problemas

Em algumas localidades da cidade, a iluminação pública tem sido motivo de constantes reclamações. Moradores do bairro do Socorro se queixam da crescente violência por decorrência de postes com luzes queimadas. Segundo moradores, assaltantes se aproveitam de “pontos com baixa luminosidade para praticarem roubos”.

Apesar de a população afirmar que o problema se estende há, pelo menos, 10 dias, a empresa ressaltou que mantém canais de comunicação (telefone, e internet) para reclamações e, “em tempo hábil realiza a manutenção da rede”. Outrossim, constantemente são “executados trabalhos preventivos e de fiscalização das lampadas”, acrescentou Geoplan.

Mais informações:

GEOPLAN – CONSULTORIA PLANEJAMENTO E SERVIÇOS LTDA.

Av. Padre Cícero, nº 813 – Sala 04 – Centro – Juazeiro do Norte-CE

CEP: 63.010-020 – Tels: +55 88 92716144 / +55 88 99815793

Blog Diário cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário