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terça-feira, 8 de julho de 2014

Usuários já podem efetuar cancelamento automático de linhas telefônicas









Créditos de celulares pré-pagos passam a valer por, no mínimo, 30 dias (Foto: Guilherme Pinto/Agência O Globo)
Começam a valer a partir de hoje (8) as regras do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC). O documento amplia os direitos de quem utiliza telefonia fixa e móvel, internet e televisão por assinatura.

As novas obrigações previstas variam de acordo com o porte da operadora: as que têm até 5 mil consumidores, as que têm entre 5 mil e 50 mil consumidores e as que têm mais de 50 mil consumidores.

Os prazos que as empresas têm para se adequarem dependerá da complexidade da obrigação. As datas variam de 120 dias a 18 meses , contados a partir da publicação do Regulamento, para a implementação.

Veja abaixo as principais inovações que entram em vigor nesta terça-feira:

Cancelamento automático 

Ficará mais simples para o consumidor cancelar um serviço de telecomunicações. Mesmo sem falar com um atendente da operadora, ele poderá cancelar seu serviço por meio da internet ou simplesmente digitando uma opção no menu na central de atendimento telefônico da prestadora. O cancelamento automático deverá ser processado pela operadora em, no máximo, dois dias úteis. O cancelamento também pode ser efetuado por meio de atendente, se o cliente assim desejar, e nesse caso se dá no momento da solicitação.

Call center

Se ligação cair, operadora deve retornar para o consumidor: A prestadora será obrigada a retornar a ligação para o consumidor caso a mesma sofra descontinuidade durante o atendimento no seu call center. Caso não consiga retomar contato, a operadora deve mandar mensagem de texto com número de protocolo. Essa conversa deve ser gravada, a exemplo dos demais diálogos entre a central de atendimento da prestadora e o usuário, e deve ser armazenada por seis meses. O consumidor tem direito a cópia dessas gravações.

Facilidade para contestar cobranças

Sempre que o consumidor questionar o valor ou o motivo de uma cobrança, a empresa terá 30 dias para lhe dar uma resposta. Se não responder neste prazo, a prestadora deve automaticamente corrigir a fatura (caso ela ainda não tenha sido paga) ou devolver em dobro o valor questionado (caso a fatura já tenha sido paga). O consumidor pode questionar faturas com até três anos de emissão.

Validade mínima de 30 dias para crédito de celular pré-pago
Todas as recargas de telefonia celular na modalidade de pré-pago terão validade mínima de 30 dias. Atualmente, são oferecidos créditos com períodos de validade inferior, o que confunde o consumidor. As operadoras deverão ainda oferecer duas outras opções de prazo de validade de créditos, de 90 e 180 dias. Estas opções devem estar disponíveis tanto nas lojas próprias como em estabelecimentos que estão eletronicamente ligados à rede da operadora (supermercados, por exemplo). O usuário também deverá ser avisado pela prestadora sempre que seus créditos estiverem na iminência de expirar. Os pré-pagos representam 78% da base de acessos móveis do País.

Promoções passam a valer para todos: novos e antigos assinantes 

Atualmente, muitas operadoras fazem ofertas promocionais (com preços mais baixos, ou mesmo com algumas gratuidades) para captar novos assinantes, mas não oferecem as mesmas condições para aqueles que já assinam os seus serviços. Com o novo regulamento, qualquer um - assinante ou não - tem direito a aderir a qualquer promoção que for anunciada pela operadora, na área geográfica da oferta. Caso já seja cliente, o interessado em mudar de plano precisa ficar atento sobre eventual multa decorrente da fidelização do seu plano atual.

Mais transparência na oferta dos serviços

Antes de formalizar a contratação de qualquer serviço, as operadoras deverão apresentar ao potencial cliente, de forma clara e organizada, um sumário com as informações sobre a oferta. As empresas devem informar, por exemplo, se o valor inicial é ou não uma promoção, caso seja promoção, até quando ela vale e qual será o valor do serviço quando ela terminar. Também devem deixar claros, entre outros pontos, os seguintes: quanto tempo demora até a instalação do serviço; o que está incluído nas franquias e o que está fora delas, e; quais velocidades mínima e média garantidas para conexão, no caso de internet.

Fonte: Ceará News 7, com Agência Nacional de Telecomunicações

Neymar agradece apoio e diz que quer estar "dentro de campo" na final









Neymar na saída da Granja Comary, indo a sua casa no Guarujá. (Foto: Ricardo Stuckert / CBF)
Neymar se manifestou nas redes sociais pela primeira vez nesta terça-feira desde que fraturou a terceira vértebra da coluna, em partida contra a Colômbia, pelas quartas de final, e ficou fora do restante da Copa do Mundo. Em seu Instagram, o atacante da seleção brasileira agradeceu ao apoio e a todas as mensagens recebidas por fãs e colegas de esporte. Afirmou que foram elas que fizeram seus últimos dias menos tristes.

- Não tenho como agradecer a todos o carinho e as milhares de mensagens de apoio que recebi desde sexta-feira... Queria até saber falar mais de um idioma para agradecer todo mundo. Acompanhei, ou tentei acompanhar, tudo o que foi publicado... Foram estas mensagens que fizeram estes últimos dias menos dolorosos - escreveu.

No restante da mensagem, pediu a torcida de todos os brasileiros para o jogo desta terça-feira, contra a Alemanha, pelas semifinais do Mundial. Quer que o grupo se classifique para que, no próximo domingo, data da grande final, possa "estar dentro de campo".

- Hoje vou assistir ao jogo do Brasil contra a Alemanha do lado de fora... Vou ser mais um entre os 200 milhões de torcedores e sei o quanto é importante para aqueles caras lá dentro de campo o nosso apoio, a nossa torcida!! Por isso, queria fazer um agradecimento a todos que mandaram suas energias positivas para mim e também queria pedir para torcermos juntos até o último segundo porque quero muito, mas muito mesmo estar com todos (torcida e meus companheiros) no próximo domingo, dentro de campo..... no Maracanã. Deus é fiel!! - completou.

Neymar sofreu uma fratura na terceira vértebra lombar em lance com o colombiano Camilo Zúñiga na partida das quartas de final da Copa do Mundo, na última sexta-feira. Inicialmente, o jogador ficaria junto do grupo durante as demais partidas do Mundial. Porém, foi decidido que ele precisava se recuperar plenamente em casa. Com isso, no dia seguinte, o atleta foi de helicóptero, de Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, até Guarujá, em São Paulo, onde sua família mora.
Neymar envia mensagem para os jogadores da Seleção Brasileira. (Foto: Reprodução/Instagram)

Em entrevista no "Domingão do Faustão", no domingo, o médico da Seleção, José Luiz Runco, afirmou que não há chance de Neymar entrar em campo no próximo domingo, no Maracanã. Procurados por médicos especialistas em coluna no último sábado, o camisa 10 e seus familiares ouviram que haveria a possibilidade de realizar infiltrações de analgésico para que o craque entrasse em campo sem dor, tratamento que foi descartado por família e médicos. O diagnóstico foi que a lesão na terceira vértebra da região lombar da coluna, conhecida como L3, é a menos grave possível para a região.

Nesta terça, na partida das semis contra a Alemanha, muitos torcedores foram ao estádio Mineirão, em Belo Horizonte, usando máscaras com o rosto do jogador. A ação é uma força de demonstrar apoio ao craque e incentivar a Seleção.

Fonte: Globoesporte.com 

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