CRATO NOTICIAS player

domingo, 6 de julho de 2014

Expocrato 2014 terá visitações de até 400 mil pessoas em oito dias

Elizângela Santos
A cada ano, aumenta o número de visitantes, e hoje o evento é o 10º maior no gênero no País. (Foto: Elizângela Santos)
Estão sendo finalizados os preparativos para a realização de uma das 10 maiores feiras agropecuárias do Brasil e a maior do Estado do Ceará. A Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (ExpoCrato 2014) chega a sua 63ª no atual parque e foi criada há 70 anos.

O espaço se tornou pequeno, com infraestrutura precária, para atender uma multidão que percorre, durante oito dias, o espaço que abrigará além das festas sociais, com atrações regionais e nacionais, cerca de 6 mil animais, de vários estados da federação, para serem negociados. A estimativa chega a ser maior que a do ano passado, que ainda atravessava a fase de seca.

Este ano, conforme a presidência do grupo gestor, os criadores querem repor os rebanhos, indicativo para o crescimento nas negociações. Haverá na abertura, pela manhã, a partir das 8 horas, a I cavalgada O chão vai tremer.

A festa que possibilita mais de mil empregos diretos e a cessão de espaços para cerca de 500 vendedores, além de lotação nos hotéis do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, e aumento de estimativa de vendas no comércio de até 8%, conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local. A abertura oficial será no domingo, 13, com a cavalgada, iniciando em Barbalha, até a praça Filemon Teles, de frente ao Parque de Exposições, no Crato, com cerca de 200 animais. A maioria deles da raça Mangalarga marchador, atração durante a ExpoCrato. O evento é uma iniciativa de criadores da região e contará com todo aparato de segurança.

Atrações

Não há ainda estimativa fechada de negócios para este ano, mas o presidente do Grupo Gestor, Luiz Gonzaga de Melo Neto, adianta que chega a ser bem acima do ano passado, que superou R$ 100 milhões. Devem passar pelo parque do domingo que vem, até o dia 20 de julho, no encerramento, cerca de 400 mil pessoas. Os maiores shows, a exemplo de atrações como Aviões do Forró e Ivete Sangalo, a perspectiva de público pode chegar a mais de 40 mil pessoas.

Aparte de shows desde os anos 90 é terceirizada, ficando a cargo de empresa vencedora de concorrência, a programação das atrações.

Todas as noites são cerca de quatro grandes shows, enquanto na parte superior do parque acontecem apresentações diversificadas, exposições de cães de diversos estados do Brasil, cavalos, aves, bovinos e caprinos, este ano com a novidade das exposições e leilão exclusivo da raça Mangalarga marchador. Também estará em exposição durante a semana, um casal de lhamas, animal típico da América do Sul, da família dos camelídeos. As instalações estão prontas em quase sua totalidade.

Os espaços reservados à parte dos animais, em 15 pavilhões, foram pintados e alguns passaram por reformas. Todos receberam adequações no ano passado, por conta da ausência de acessibilidade, além das instalações de outras áreas que neste ano, passam novamente pelo crivo do Ministério Público. Foram exigidas melhorias nas instalações elétricas e o melhor manejo de maquinários.

Segundo Gonzaga de Melo, até a realização da festa, todas as pendências estarão sendo cumpridas. Ano passado, a área do parque chegou a ser interditada em função da precariedade das instalações, pelo Ministério Público, e teve de ser cumprido um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), inclusive relacionado à instalação dos funcionários dos criadores.

Expansão

Já se cogitou a construção de um novo parque por parte do Governo do Estado, com o pedido formal ano passado de melhorias pela atual administração da cidade com a anuência de outras instituições, como a Urca, mas há uma resistência em relação a saída do espaço urbano, uma área privilegiada. Conforme o presidente do parque, são 20 hectares, que já estão plenamente ocupados, com a área de estacionamento. "Inclusive em grandes shows realizados no espaço, já houve superlotação", afirma.

Outro ponto bastante questionado, para uma área de grande fluxo de visitantes, é a segurança das pessoas e a mobilidade. Segundo Gonzaga de Melo, a acessibilidade é classificada como uma das grandes dificuldades enfrentadas. Ano passado, essa questão da integridade física dos que frequentam o parque foi bastante questionada pelo próprio MP. O espaço contará com uma segurança na área de mais de 500 homens, incluindo contratados e a Polícia Militar, com postos de atendimento instalados dentro do parque.

A ExpoCrato se configura um dos eventos mais tradicionais do Nordeste no setor de agronegócios, servindo de vitrine para apresentar à região novas tecnologias na pecuária, agricultura, além de levar a cultura regional para o Parque. No início da noite de domingo, autoridades locais e do Estado, realizam a abertura oficial. Devido às eleições, o parque se torna espaço concorrido entre os candidatos às próximas eleições, no Estado.

Expositores de várias empresas do segmento agropecuário, desenvolvimento científico regional, por meio das universidades e institutos tecnológicos, turismo, Geopark Araripe, com o Centro de Interpretação, estarão presentes.

Também acontece a I Feira de Cultura e Turismo dos Municípios do Cariri acontece no Ginásio Poliesportivo da Urca, com acesso pelo Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante.

A exposição do Crato é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, em parceria com diversas instituições, entre elas a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Biorregião do Araripe (Accoa), Ematerce, prefeitura do Crato, órgãos financeiros, Universidade Regional do Cariri (Urca), entre outras.

Em relação às negociações e disponibilidades de financiamentos, estarão sendo instalados estandes para atendimentos da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste. O presidente do grupo gestor afirma que a expectativa será de ultrapassar todas as metas de negociações relacionadas ao ano anterior.

Mais informações:

Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante
Praça Cel. Filemon Teles
Centro - Crato
Telefone (88) 3523.2120

Fonte: Diário do Nordeste

Hospital vai demitir enfermeira que filmou Neymar

Robson Roque
Enfermeira faz “v” e manda beijo (Foto: Reprodução)
A passagem de Neymar pelo Hospital São Carlos, em Fortaleza, vai causar a demissão de uma enfermeira. Tudo porque a funcionária, cujo primeiro nome é Cinthia, gravou um vídeo da chegada do craque ao local. No final, ela dá uma risadinha e faz sinal com um “v” com os dedos (foto).

Um vídeo, com 21 segundos de duração, registra o exato momento em que Neymar, em cima de uma maca, é levado por uma rampa até a sala para exame de ressonância magnética do hospital.

É possível ver que outras dezenas de pessoas acompanham o jogador, que leva o lençol da maca ao rosto, para não ser filmado ou fotografado.

A demissão de Cinthia tem duas justificativas: primeiro, ela infringiu uma ordem interna de não fazer qualquer imagem de Neymar. Depois, porque a cúpula do hospital considerou absolutamente constrangedora a risada da enfermeira no fim do vídeo. ”Ela ainda não foi, mas será demitida. Isso é fato”, avisou a administradora do hospital, Marcia Real.

Neymar esteve por cerca de 40 minutos no São Carlos. Ele chegou e saiu em uma ambulância – foi direto para o aeroporto, de onde embarcou com a seleção para a Granja Comary. A entrada maldosa do colombiano Zuniga lhe causou fratura em uma das vértebras – Neymar só volta aos campos em 30 dias.

Veja o vídeo gravado pela funcionária do Hospital São Carlos:

 

Com informações do Portal IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário