CRATO NOTICIAS player

domingo, 6 de julho de 2014

SEM PIEDADE;MORADOR DE RUA É MORTO COM MAIS DE 10 FACADAS EM JP


Um morador de rua foi assassinado com mais de dez facadas no início da tarde deste sábado (5), no bairro São José, em João Pessoa. O tenente Givago Godoy, da 1ª Companhia do 1º Batalhão, informou que moradores revelaram que o homem tinha se envolvido em uma briga horas antes de ter sido morto.
O Samu ainda esteve no local e constatou que a vítima já estava morta. O suspeito do assassinato ainda não foi identificado. Ainda de acordo com a Polícia Militar, a vítima era alcoólatra e se envolvia em constantes brigas no bairro. O corpo do homem foi levado para a Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), da Capital. Redação: Portal Correio Foto Edmilson

´Em família´: Felipe flagra Laerte com Shirley: ´Você não merece a Luiza´









Laerte (Gabriel Braga Nunes) e Shirley (Viviane Pasmanter). (Foto: Divulgação/TV Globo)
A confiança que Luiza (Bruna Marquezine) ainda tem no Laerte (Gabriel Braga Nunes) pode estar com os dias contados. Nos próximos capítulos de "em família", Felipe (Thiago Mendonça) vai flagrar o músico quase beijando Shirley (Viviane Pasmanter) e percebe que Laerte fica muito preocupado com o que o ex-cunhado vê. Quando Felipe está saindo da casa de Shirley, onde foi visitar Selma (Ana Beatriz Nogueira), o flautista confronta o primo. "Acho que não é necessário você comentar com a Luiza nada do que viu - ou pensa que viu – ontem à noite", diz.

Felipe fala que não entendeu e Laerte é grosseiro. "Entendeu sim. Quando a gente era criança, você era o maior dedo duro de Goiânia. Vivia me envenenando pra sua irmã", diz. O médico também não deixa barato e provoca. "Ou será que era você quem vivia aprontando com a sua namorada?", pergunta, debochado.

Laerte diz que o passado não vem ao caso. "O fato é que você não deve se meter em questões de casal. Então, não cometa o mesmo erro. A Luiza não precisa saber das suas impressões sobre mim", fala o músico. "Se está falando do abraço apertado que vi entre você e a Shirley, pode ficar tranquilo. Ao contrário de você, não pretendo ferir a Luiza. Apesar de achar que você não a merece. Com licença", corta Felipe, que sai. Laerte fica ali, maquinando, e logo entra pra ver a mãe.

Fonte: Extra Online

Crato reúne nove municípios na I Feira de Cultura e Turismo

Elizângela Santos
A banda Cabaçal, dos irmãos Aniceto, é uma das atrações folclóricas a se apresentar no evento. (Foto: Elizângela Santos)
Pela primeira vez municípios do Cariri estarão apresentando suas principais potencialidades em caráter conjunto, por meio da I Feira de Cultura e Turismo de Municípios do Cariri. Serão nove cidades, com os seus principais atrativos na área do turismo, além das riquezas culturais sendo expostas para um público estimado em cerca de 20 mil pessoas, de 13 a 20 de julho, no Ginásio Poliesportivo da Universidade Regional do Cariri (Urca), em Crato.

O evento poderá passar a integrar um calendário permanente durante o período da ExpoCrato e envolver mais municípios da região nos próximos anos. Neste primeiro ano, uma homenagem especial a um dos expositores, na cidade sede da I Feira, com o tema "Abraçando os Municípios, nos 250 anos do Crato".

No momento em que se debate várias formas de viabilizar e fortalecer o turismo na região, os gestores junto com a Pró-reitoria de Extensão da Urca buscaram debater novas alternativas de divulgação. Segundo a pró-reitora, Sandra Nancy, a ExpoCrato é o maior evento da região e a própria universidade já tem um espaço determinante, levando aos visitantes, todos os anos, a sua produção científica, ações junto à sociedade e também essas riquezas. Conforme ela, a feira nasce com a diversidade e a cara do Cariri, com toda a sua riqueza e peculiaridades. "É uma forma não apenas de fortalecer esses segmentos, mas divulgar", diz.

As cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Santana do Cariri, Missão Velha, Nova Olinda, Assaré estão entre as que deverão compor o consórcio de turismo a ser criado, e para isso contará com um mapeamento das principais potencialidades dessas localidades. Também foram convidados para participar das feiras os municípios de Várzea Alegre e Exu, no Pernambuco. A pró-reitora justiça a participação dessas cidades, por conta de várias ações já desenvolvidas em conjunto.

Culinária

Como forma de divulgar a gastronomia desenvolvida na região e mais especificamente nessas localidades, será criado espaço regional, com a degustação dos principais pratos com o sabor caririense. A feira terá abertura oficial no dia 13, às 20 horas, e contará com três palcos no espaço, sendo um dos três acessos ao local, pelo Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante. Os que irão fazer parte do local, vão concorrer por meio de edital.

No dia 14, acontece um grande cortejo saindo da praça da Sé, às 17 horas, em direção ao parque de exposições e a feira. Serão cerca de 60 grupos representando todas as cidades, com maneiro-pau, reisados, quadrilhas, bandas cabaçais, grupos de coco, escolas de samba, sanfoneiros, repentistas, grupos de xaxados, penitentes, incelências, lapinhas, dentre outras manifestações da cultura.

Durante a semana haverá roda de conversas, com representantes dos municípios, à tarde, a à noite as apresentações musicais no Palco Sonoro da Urca, no espaço do Ginásio Poliesportivo, com apresentações regionais. No local serão montados dois palcos para os espetáculos.

As secretarias de Cultura e Turismo dessas localidades têm buscando chamar a atenção também para a ausência de apoio no processo de interiorização do turismo, como forma de visibilizar mais as potencialidades, como acontece na área litorânea e Fortaleza. Segundo a secretária de Cultura e Turismo de Nova Olinda, Tereza Hercília Cordeiro, é uma oportunidade para apresentar o produto dos municípios, que na maior parte das vezes foge ao conhecimento dos próprios moradores da região. Com essa finalidade, foi feito um mapa de localização dos municípios com apresentação dos principais pontos de visitação de cada cidade.

Para a secretária, a feira é um passo para a visibilidade, em termos das potencialidades e finalmente o Estado passe a enxergar isso de forma diferenciada, apoiando mais as iniciativas no segmento. Ela destaca parceiros importantes nesse processo, como o Sebrae e a Urca. Para Sandra Nancy, é importante destacar o aspecto institucional, com a universidade sendo partícipe desse projeto piloto, que poderá entrar no calendário permanente de realização da feira.

Em cada estande haverá um receptivo de cada Município, além da participação dos monitores da própria universidade. "Esse é um momento ímpar, de encontro dos municípios, em que todos estão trabalhando e abraçaram a ideia de realização", afirma Nancy.

Dificuldades

O secretário de Cultura e Turismo de Santana do Cariri, Maurício Matos, afirmou existir uma disposição dos municípios em mostrar as potencialidades e há uma grande expectativa em relação à realização da feira. Ele destaca as dificuldades para a participação, já que não houve tanto tempo para o planejamento do evento, mas ressalta atualmente a necessidade de atuar de forma mais fortalecida.

As dificuldades enfrentadas por uma das cidades que mais recebe turistas na região, é um exemplo, para Maurício, da necessidade urgente de se incrementar o turismo. O destaque maior de Santana do Cariri atualmente está para o turismo científico, com o Museu de Paleontologia, além de ser reconhecida por decreto estadual, como a Capital da Paleontologia, e a religiosidade, incluindo o crescimento das romarias à mártir Maria Benigna Cardoso. A cidade também consta no Mapa do Turismo, do Ministério da Cultura. "Mesmo com essas condições, Santana do Cariri não tem turismo, por não existir sequem um espaço de pernoite na cidade", diz. No momento, a cidade aguarda a liberação do projeto de construção do hotel-escola, por meio do Governo Federal.

Mais informações:

Urca
Pró-Reitoria de Extensão
Rua Cel. Antônio Luis, 1161
Pimenta - Crato
Fone: (88) 3102.1244 / 3102.1204

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário