CRATO NOTICIAS player

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Crato-CE: Cossocos, crack, maconha, celulares e cachaça artesanal apreendidos durante vistoria na Cadeia Publica



O material apreendido foi entregue a direção daquela casa de detenção para serem feitos os procedimentos administrativos cabíveis. 

Na tarde desta quarta-feira (23) uma  durante vistoria na Cadeia Publica  o Crato polícia militar juntamente com os agentes penitenciários apreenderam cento e três trouxinhas de maconha, dez pedras de crack,  cinco cossocos, cinco baterias para celulares, um carregador para celular, três baldes de 20 LT, com cachaça artesanal (goró), e doze aparelhos celulares de marcas diversas, sem possibilidade de identificação do IMEI. 

http://caririceara.com/home/thumbs.php?w=400&imagem=images/noticias/13111/tn_PA020019%20c%A2pia.jpg


 A ação se deu por volta das 15h00min, após a guarnição policial militar que estava de serviço na cadeia, ter percebido uma movimentação estranha e batidas nas celas, números, 01, 02 03, e 04da vivencia masculina. Os militares informaram o fato a direção da cadeia que providenciou a vistoria com os agentes penitenciários,  e a guarnição de serviço da cadeia publica, sargento Neto, cabo André e Barbosa soldados Adriano, Marcos  Gomes juntamente com a equipe da Força Tática de Apoio-FTAcomandada pelo fiscal do policiamento do dia, sargento Paulo com poio do sargento Eraldo  e soldados Rivelino e Claudio. Todo o material apreendido foi entregue a direção da cadeia publica, para serem feitos os procedimentos administrativos cabíveis. 

Casal é flagrado fazendo sexo em via pública dentro der automóvel no Bairro sossego. 


Por volta das 23h50, de ontem (22), o policiamento do ronda do Quarteirão através da Rd-1235, foi acionada via CIOPS a comparecer na rua Pergentino Maia, 121, no Bairro Sossego, em Crato para atender a uma ocorrência de gestos obscenos em via pública em que o solicitante dava conta de um veículo parado por vários minutos, com o motor funcionando, com pessoas dentro em atitudes suspeitas.

 Ao chegar ao local os policiais abordaram o veículo VW/Gol de cor prata, placas KHI-5966, onde verificou que no seu interior do carro havia um casal de jovens, sendo identificados como sendoPedro Paulo Bacurau Silva, 19 anos e V.G.C, 17 anos, os quais estava despidos, praticando ato obsceno, naquela via pública. O rapaz juntamente com a garota foram conduzidos  até 20ª DRPC de Juazeiro do Norte para adoção do devidos procedimentos.

FOTO: JOTAS LOPES/AGÊNCIA CARIRICEARA

Governo apreende 1.375 celulares em presídios do Ceará em seis meses









Nos seis primeiros meses de 2014, foram apreendidos 1.375 celulares. Entre 19 de junho e 17 de julho deste ano, 13 smartphones foram capturados (Foto: Reprodução/Internet)
Em menos de um mês, 13 smartphones com acesso a internet em unidades prisionais foram apreendidos pela Secretária de Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus-CE). Os aparelhos eram utilizados pelos detentos para realizar postagens em redes sociais e navegar em outros sites. Desde 19 de junho, o Órgão, tem intensificado as vistorias nos presídios do estado por meio da Operação Facebook.

O uso de aparelhos celulares por detentos em unidades prisionais não é uma prática nova. O objetivo nem sempre é só acessar a internet, mas também aplicar golpes na população. Uma pesquisa realizada pela Sejus-CE informa que, em 2013, foram apreendidos 4.295 telefones celulares nos presídios cearenses. De janeiro a junho deste ano, houveram 1.375 apreensões.

A secretaria acredita que a solução para este problema está no uso de equipamentos que bloqueiam o sinal das operadoras de telefone móvel dentro dos presídios. O Órgão comenta que algumas unidades prisionais do Ceará já testam o equipamento, mas o alcance dos bloqueadores tem atingido bairros vizinhos, prejudicando a população, pois ultrapassam os muros das unidades prisionais.

Punição

A Operação Facebook ainda é o meio mais eficaz para evitar o uso de celulares com internet nas prisões. Quando é confirmada a identificação de um detento em com um celular, o Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) promove a revista pontual na cela e o preso é encaminhado para o isolamento, onde poderá receber uma sanção disciplinar que proíbe temporariamente a visitação de familiares.

Além disso, a ocorrência fica registrada em sua certidão carcerária. Isso poderá impedir a concessão de benefícios, como progressão de regime ou trabalho externo.

Segurança

Para aumentar a segurança nos presídios, o Governo do Ceará tem feito novos investimentos. Foram 90 milhões em construção de novas vagas, aquisição de tecnologia, como câmeras de vídeo, raquetes, raio x e bodyscanner (ferramenta similar ao raio x, mas possui maiores dimensões e informações do que é registrado). 
Foi investido também na contratação de agentes penitenciários e formalização do GAP, que serve como suporte à segurança.

Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário