CRATO NOTICIAS player

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Brejo Santo-CE: Morre no HRC eletricista vítima de acidente de trânsito na BR-116


emontier Tenório
O eletricista Cristovão Crisóstomo, foi vítima de um acidente com motocicleta (Foto: Agência Miséria)
Três corpos foram necorpsiados de ontem para hoje no Instituto Médico Legal (IML) de Juazeiro do Norte, sendo duas vítimas fatais no trânsito e um suicídio. Além de Maurício Miguel Bezerra, de 41, e Sebastião Gomes dos Reis, de 57 anos, que residiam em Araripe e foram, respectivamente, vítimas de acidente de trânsito e suicídio, outro paciente morreu nesta quarta-feira em um dos leitos do Hospital Regional do Cariri em Juazeiro.

O  eletricista Cristovão Crisóstomo Pereira, de 35 anos, foi vítima de um acidente com motocicleta por volta das 6 horas da última segunda-feira, dia 21 de junho, em Brejo Santo. Ele residia no Sítio Corredores de Cima na zona rural de Milagres e pilotava sua moto pela BR-116. Quando chegava em Brejo, um carro com placas de Barro invadiu a preferencial causando o acidente.

O veículo atingiu ainda outra moto que trafegava no mesmo sentido, cujo piloto sofreu fratura na perna e terminou socorrido ao Hospital Geral de Brejo Santo. O motorista permaneceu no local cuidando de socorrer as vítimas, sendo que Cristóvão teve que ser transferido ao Hospital Regional em Juazeiro, onde morreu nesta quarta-feira em virtude da gravidade dos ferimentos.

20% das habilitações do Detran são emitidas por programa popular









Aproximadamente 100 mil carteiras populares foram emitidas no Estado do Ceará, nos últimos quatro anos (Foto: Reprodução/Internet)
Em mais de quatro anos de vigência do programa Carteira de Motorista Popular, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) emitiu aproximadamente 100 mil documentos no Estado, cerca de 20% das habilitações liberadas. O índice de reprovação de candidatos inscritos, que em 2012 era alto, 62,2%, registra uma redução nos dias de hoje, chegando a 55%, segundo o Detran. O benefício contempla a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apenas na categoria A (para guiar motos) e tem como objetivo reduzir o número de condutores não habilitados conduzindo veículos de duas rodas.

Em relação aos que tiram o documento pelo trâmite comum, o índice é menor. Todos os dias, o Detran realiza cerca de 300 exames para emissão de habilitações na categoria A. Destes, 40% não são aprovados, conforme o órgão.

No caso da CNH popular, o Detran lembra que, para se cadastrar e receber o benefício, o candidato deve integrar a população de baixa renda, sendo necessário atender a um dos critérios do programa: ser beneficiário do Bolsa Família; ou ter estudado há 12 meses ou estar estudando há seis meses na escola pública; ou ser egresso do sistema penal; ou ser portador de necessidade especial.

Desde que passou a entrar em vigor, em janeiro de 2009, o Detran tem emitido cerca de 20 mil Carteiras de Habilitação por ano através do Programa, segundo esclareceu a assessoria de imprensa do órgão. Dos 184 municípios cearenses, 160 já foram atendidos pelo projeto. Fortaleza recebeu o Programa nos anos de 2010 e 2012, beneficiando 16 mil pessoas.

Reduzir os altos índices de condutores de motos e motocicletas não habilitados no Ceará, principalmente nas cidades do Interior, é a grande meta. Segundo o Detran, existem, no Estado, cerca de 1 milhão de motocicletas para 900 mil habilitados, número que, de acordo com o órgão, já foi reduzido graças à Carteira de Motorista Popular. "Apesar de ter diminuído, a cada ano mais gente começa a dirigir sem habilitação", ressalta a assessoria. A infração para quem é flagrado conduzindo motos sem habilitação é gravíssima, implica na apreensão do veículo e multa de R$ 191,00 multiplicada por três, totalizando R$ 573,00.

Saiba maisPerfis de Beneficiários do programa popular1. Pessoa que possa comprovar situação de baixa renda
2. Beneficiário do programa federal Bolsa Família
3. Pessoa que tenha estudado há 12 meses em escola pública
4. Pessoa que esteja estudando há pelo menos seis meses na escola pública
5. Egresso do sistema penal
6. Portador de necessidades especiais

Mais informações
Detran-CE
http://portal.detran.ce.gov.br
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário