O economista Gabriel Galípolo foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para presidir o Banco Central (BC). A informação foi divulgada ainda nessa quarta-feira (28) pelo titular do Ministério da Fazenda, Fernando Haddad (PT). O anuncio feito para imprensa foi realizada no Palácio do Planalto, sede administrativa do Governo Federal.
“O presidente da República me incumbiu de fazer um comunicado aqui, de que hoje ele está encaminhando ao Senado Federal, ao presidente [Rodrigo] Pacheco e ao senador Vanderlan, presidente da CAE [Comissão de Assuntos Econômicos], o indicado dele para a presidência do Banco Central, que vem a ser o Gabriel Galípolo, que hoje ocupa da diretoria de Política Monetária do banco”, disse Fernando Haddad.
Para finalmente assumir o posto no BC, Galípolo precisará ter seu nome aprovado no Senado Federal. A votação que define se o indicado assume, ou não, o cargo para o qual foi apontado, ocorre após ele ter sido submetido a uma sabatina. A data em que a apreciação da indicação ocorrerá ainda não foi divulgada.
Caso aprovado, o economista irá substituir o atual presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, que tem mandato até 31 de dezembro. Havendo maioria em favor de Galípolo, ele ficará no cargo por quatro anos, iniciando em 1° de janeiro de 2025. Lembra-se que o escolhido por Lula já ocupa uma das diretórias do BC, a Diretoria Monetária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário