Agentes da Polícia Federal amanheceram o dia cumprindo mandados para investigar crime de estelionato contra a Previdência Social. Na manhã desta sexta-feira cumpriram seis Mandados de Busca e Apreensão dentro da Operação Deméter em municípios como Juazeiro e Caririaçu, além de Açú e Pau dos Ferros no Rio Grande do Norte. Os “federais” apuram possíveis crimes de estelionato contra o INSS, ação de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
A ação foi conjunta reunindo os agentes da PF e o Núcleo de Inteligência da Previdência Social no Ceará. A investigação aponta na direção de alterações fraudulentas de certidões de casamento para obter benefícios previdenciários de salário-maternidade de forma ilícita. Foi identificado que um único advogado atuava como procurador em diversos pedidos de benefícios, nos quais as profissões dos cônjuges eram alteradas para “agricultor” a fim de garantir o recebimento ilegal dos valores.
No cumprimento dos mandados judiciais esta manhã, a Polícia e o órgão previdenciário ficam em condições mais favoráveis de colher elementos probatórios para a conclusão do inquérito policial. Além disso, a ação de hoje visa interromper as fraudes investigadas e evitar o desvio de recursos públicos destinados à subsistência de trabalhadores rurais, que deveriam ser os verdadeiros beneficiários dos programas do INSS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário