CRATO NOTICIAS player

terça-feira, 31 de julho de 2018

Reajuste na conta de água gera insatisfação no Crato



Aumento na conta de água pesa no bolso dos consumidores cratenses que pagam até 200% a mais pelo serviço (Foto: Reprodução)

Cratenses pagam mais caro pelo consumo de água desde 1º de janeiro, após reajuste nas tarifas de serviços da Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (Saaec). Consumidores, entretanto, reclamam que o aumento atingiu percentual de 200% desde então. Segundo a companhia que gerencia o abastecimento de água no Município, além de pedir a revisão da conta de água, os cratenses poderão optar pela instalação de hidrômetros.

O reajuste foi concedido pela segunda vez em menos de dois anos. O valor foi elevado em 55% e será concedido em duas etapas: os consumidores passaram a pagar 40% a mais desde junho e, no mesmo mês em 2019, serão acrescidos 15%.

“Eu não consigo entender esse reajuste tão alto e achei um absurdo. Está muito além da inflação. Passei a pagar três vezes mais do que eu pagava antes e, pelo que estou vendo, esse reajuste não foi somente de 40%”, reclama a vendedora Salete Mateus, moradora do Bairro Seminário, cujo valor da conta de água saltou de R$ 15 para R$ 45 este mês.

Outros moradores se queixam que além do aumento, o serviço de abastecimento não é feito a contento. Residente no bairro Vila Alta, Sâmia Martins detalha que a localidade sofre com constantes cortes no fornecimento e má qualidade da água. “Já cansamos de ir até a Prefeitura e a Câmara reclamar da cor da água, preta e barrenta, que sai de nossas torneiras aqui no bairro. E agora vem esse aumento?”, questiona.

As características dos imóveis determinam a precificação do fornecimento de água em Crato, conforme explica o diretor-técnico Rafael Novaes. O valor depende da quantidade de moradores, área construída e números de pontos de água, como torneiras e sanitários. “Todas essas variáveis são colocadas em uma tabela onde constam valores para cada item. É daí que sai o valor da tarifa”, explica o gestor.

Preço justo

Uma das formas planejadas pela administração cratense para tornar o consumo mais próximo de um valor justo consiste na instalação de hidrômetros. A administração pretende equipar 25 mil imóveis com hidrômetros, nas zonas urbana e rural, no prazo máximo de cinco anos.

O aparelho vai medir quanto cada habitação gasta com água. Além de definir o valor da conta com base no real consumo da água, a gestão municipal tem o objetivo de dar uma racionalidade maior à utilização do líquido.

“Quando a gente tem uma conta de energia alta em um mês, a gente toma medidas para racionalizar a conta: começa a desligar mais uma lâmpada, a ter um cuidado maior com a quantidade de horas que um aparelho está ligado. Então, o hidrômetro ajuda as pessoas a ter essa preocupação. E ele é justíssimo porque eu pago efetivamente pelo que eu consumo”, analisa o assessor Cristiano Cardoso.

Fonte: Jornal do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário