O corpo de um homem foi encontrado ao lado da cerca da CPPL 2, em Itaitinga, na manhã de sábado
Ao lado do corpo, a Polícia encontrou vários celulares que iam ser jogados para dentro do presídio
Pelo menos, 10 presos fugiram, outros 15 ficaram feridos, além do registro de um assassinato. Tudo isso ocorreu durante o fim de semana no Sistema Penitenciário do Ceará. Alguns detentos permanecem hospitalizados.
O primeiro incidente ocorreu na manhã de sábado (17), quando o corpo de um homem, apresentando um tiro no peito, foi encontrado no matagal que circunda a Casa de Privação Provisória da Liberdade Dois, a CPPL 2, na rodovia BR-116, no Município de Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Ao lado do cadáver da vítima a Polícia encontrou um saco contendo vários telefones celulares, além de acessórios. A Perícia Forense (Pefoce) constatou que o corpo estaria no matagal há, pelo menos, dois dias. A suspeita é de que o homem foi baleado na noite de quinta-feira passada ao tentar jogar para dentro do presídio os celulares, prática conhecida entre os detentos como “rebolo”.
Outro incidente ocorreu na noite de ontem (18) no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO 2), também em Itaitinga, quando teve início uma briga generalizada nos corredores de uma das alas logo após o encerramento da visitação dominical. Vários presos ficaram feridos em conseqüência de espancamento e golpes de barra de ferro e “cossoco”. Ainda na noite passada, os feridos mais graves - pelo menos, seis - foram socorridos em ambulâncias para o Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro), sob escolta de agentes penitenciários e PMs.
Outros envolvidos na briga foram encaminhados ao plantão da Delegacia Metropolitana de Maracanaú (DMM) onde acabaram autuados em flagrante. O motivo do incidente seria uma rivalidade entre grupos de detentos daquela unidade penal.
Fugas
Nove presos conseguiram fugir, na noite do domingo, da cadeia pública da cidade de Cascavel (54Km de Fortaleza). Eles teriam feito um buraco na cela e escaparam sem que o único agente penitenciário que ali estava de plantão percebesse.
Outra fuga aconteceu na cadeia pública da cidade de Paraipaba (115Km da Capital). Um detento conhecido por “Babau”, acusado de crime de assalto (roubo), escapou da unidade durante o fim de semana e continua foragido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário