Pirambu e Carlito Pamplona, bairros a oeste de Fortaleza, enfrentam série de ocorrências de insegurança pública. A motivação dos ataques, que vão de homicídios a veículos incendiados, seria um confronto entre facções criminosas da região.
Fontes ligadas ao assunto indicam que a situação nos bairros, que compõem as Áreas Integradas de Segurança 4 e 8, estaria preocupante porque uma facção criminosa estaria tentando tomar um território de atuação de outra facção.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) afirmou que as investigações dos casos estão a cargo da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).
"A Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS auxilia os trabalhos policiais e direciona as ações de policiais civis e militares nas regiões", complementou o órgão.
Carlito Pamplona e Pirambu: moradores relatam clima de tensão e nervosismo
O clima é de tensão e nervosismo nos bairros alencarinos, descreve uma moradora, de nome preservado. "Tenho dois netos em creche e não sei se liberaram, mas mandei buscar, pois a gente não sabe como vai ficar daqui para mais tarde. As minhas filhas estudam pela manhã e não foram para a aula, pois é o caminho que tá acontecendo a guerra. [Tem] gente passando mal", diz.
As pessoas que possuem familiares fora da área dos conflitos também ficam receosas, pois não conseguem visitar os parentes.
É impossível passar pela área, segundo os relatos, porque os criminosos impedem a circulação das pessoas. Alguns comércios fecharam as portas devido à disputa das facções.
Carlito Pamplona e Pirambu: motorista de app é resgatado
Um motorista de aplicativo foi resgatado após ser capturado por integrantes de um grupo criminoso, nesta quinta-feira, 10, no Grande Pirambu, em Fortaleza.
O profissional, que terá a identidade preservada, pegou uma corrida na Praia de Iracema. Ao chegar nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do Pirambu, o passageiro passou a espancá-lo e afirmar que o motorista de aplicativo queria levá-los para um território rival.
Carlito Pamplona e Pirambu: veículos incendiados
Criminosos atearam fogo em pelo menos três veículos por volta de 10h30min desta quinta-feira, 10. As chamas foram debeladas por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). A SSPDS confirmou que não houve feridos.
Em uma das ocorrências, imagens de circuito de segurança mostram criminosos em uma motocicleta interceptando um automóvel branco na avenida Doutor Theberge e obrigando a condutora a descer do carro.
Os suspeitos carregavam galões de combustível e, após a saída da mulher do veículo, incendiaram o carro.
Procurada, a SSPDS informou que equipes do 20º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturaram dois adolescentes suspeitos de envolvimento em um incêndio a um veículo no bairro Carlito Pamplona. Confira a nota:
"A SSPDS reforça que as ações policiais nos bairros que compõem as AISs 4 e 8 foram reforçadas por equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), Comando da Polícia Militar para Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) e da Força Tática (FT) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que intensificam ainda a segurança nos locais".
Carlito Pamplona e Pirambu: aulas suspensas
Por conta do contexto na região, as aulas nas Escolas Municipais Tertuliano Cambraia e Hilberto Silva, no Carlito Pamplona, foram suspensas na manhã desta quinta. Os confrontos entre facções criminosas levaram os pais a deixar as crianças em casa.
A Secretaria Municipal da Educação (SME) informou que acompanha a situação ocorrida no entorno das duas escolas municipais. Segundo o órgão, as unidades estão recebendo reforço da Guarda Municipal de Fortaleza, "que realiza trabalho diário nas unidades de ensino da Capital".
"Também está sendo oferecido à comunidade escolar o suporte do Serviço de Psicologia Escolar", completou a SME.
Carlito Pamplona e Pirambu: três homicídios em cinco dias
De sábado, 5, até esta quarta-feira, 9, três homicídios foram registrados no Carlito Pamplona. A violência se concentra na comunidade Santa Rosa e no Conjunto Habitacional Dom Hélder Câmara, conhecido como Carandiru.
Carlito Pamplona e Pirambu: Polícia realiza operação
Dois adolescentes foram apreendidos pela Polícia suspeitos de participação nos incêndios a veículos na área do Carlito Pamplona.
Os dois foram autuados por atirarem contra policiais militares. Conforme a Secretaria da Segurança, a dupla ainda é investigada pelo homicídio de um homem ainda não identificado formalmente, que também ocorreu no Carlito Pamplona.
Há uma operação das forças da segurança que teve início na quarta-feira, 9. Aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciopaer) também atua na região.
Guerra de facções: "Ataques criminosos não serão tolerados", diz Elmano
Em publicação nas redes sociais, Elmano disse que acompanha de prontidão os últimos acontecimentos na região.
“Conversei com o secretário da Segurança Pública, Samuel Elânio, e determinei reforço imediato e uma operação rigorosa na área, para que seja efetuada a prisão dos responsáveis pelos atos. Cerca de 170 policiais, entre militares e civis, atuam na região”, afirmou.
Fonte: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário