CRATO NOTICIAS player

domingo, 20 de julho de 2014

Homem morre eletrocutado após fio cair sobre carro no bairro do Tatuapé


Vítima estava no veículo com a esposa no momento do acidente; ela está em estado grave
Um homem morreu e uma mulher está em estado grave depois que um fio de alta tensão caiu no carro em que estavam por volta das 16h desta quinta-feira (17) na rua Vilela, bairro Tatuapé, zona leste da capital.
No momento em que o fio caiu sobre o carro o homem tentou sair e acabou eletrocutado. A mulher permaneceu no veículo e recebeu uma carga menos intensa. A mulher foi levada para o Hospital Tatuapé com parada cardiorrespiratória e está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em estado grave, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Equipes da Eletropaulo foram ao local apurar o que provocou o acidente. A ocorrência está sendo registrada no 30º Distrito Policial.


O veículo pegou fogo após a queda da fiação elétrica; o homem foi eletrocutado ao tentar sair do carro Paulo Lopes/Futura Press/Estadão Conteúdo

Com público recorde, ExpoCrato encerra hoje com shows nacionais

Elizângela Santos
Programação foi recheada com oficinas, palestras, exposições e shows musicais. (Foto: Elizângela Santos)
Com resultados acima das expectativas dos organizadores, termina neste domingo a 63ª edição da Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados do Crato (ExpoCrato), que deve fechar o ano em mais de R$ 100 milhões em negócios, segundo o grupo gestor do evento. O público também é considerado recorde, de mais de 400 mil pessoas. A festa completa 70 anos de criação.

Segundo o presidente do grupo gestor da ExpoCrato, Luiz Gonzaga de Melo, os negócios relacionados aos rebanhos bovinos, equinos e ovinos devem permanecer por mais três dias, mesmo depois do encerramento da festa, que deverá contar com a presença do governador do Estado, Cid Gomes. A feira é a maior no setor de agronegócios do Estado e uma das mais importantes do Nordeste.

Segundo Gonzaga, ainda não é possível levantar o valor relacionado aos negócios este ano, mas dá como certa a superação em relação ao ano passado.

A abertura da ExpoCrato contou com a presença de autoridades locais e do secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), Nelson Martins. Ele destacou a grande presença do público circulando durante a semana pela cidade, já que a festa tem um grande potencial de reunir milhares de pessoas. "É também um momento de grande importância para a capacitação dos produtores, agricultores familiares, melhoria da linhagem genética dos rebanhos no Estado"", afirma. Nelson Martins ainda destacou a linhagem dos cerca de 6 mil animais, de pequeno e médio porte no Parque.

Estiagem

Um dos grandes incentivos de negócios para este ano, conforme Gonzaga, parte do interesse dos produtores de repor os rebanhos, reduzidos nos dois últimos anos, em virtude do quadro de estiagem. A maioria dos criadores participantes da exposição são de estados como o Pernambuco, Paraíba, entre outros.

Por conta dessa nova realidade, mesmo sem tanta perspectiva de bom inverno para o próximo ano, há estimativas de faturamento acima do registrado no ano passado.

Ao longo de décadas, a festa tornou-se de grande participação social e um espaço de divulgação da cultura local, principalmente dos grupos de tradição. Neste ano, aconteceu o 54º Espaço Elói Teles, com apresentações durante a semana de grupos de reisado, bandas cabaçais, poetas, cantores, entre outras apresentações. A inovação em 2014 ficou por conta da realização, por meio de coordenação da Universidade Regional do Cariri (Urca), da I Feira de Cultura e Turismo dos Municípios do Cariri, com a presença de nove cidades, além da I Cavalgada ´O Chão Vai Tremer´, organizada para a abertura da festa, com criadores da Região. Além disso, foi realizado o I leilão de cavalos da raça Mangalarga marchador e exposição de cães de raça.

Shows

Os dias de maior movimentação nos shows foram ontem e no sábado. As atrações musicais fazem parte da área terceirizada da ExpoCrato, e neste ano contou com atrações como Ivete Sangalo, que se apresentou na sexta-feira, e a banda Aviões do Forró, Jota Quest e Tribo de Jah.

A feira é responsável também por uma grande movimentação na economia local. Os proprietários de hotéis e restaurantes da região, principalmente nas cidades do entorno do Crato, a exemplo de Juazeiro do Norte e Barbalha comemoram a grande quantidade de reservas neste período, com lotação da rede hoteleira. Os empregos temporários também ficam em alta no período, com 500 vendedores cadastrados para trabalhar no interior do parque, entre os ambulantes e barraqueiros.

Hospedagem

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Cariri (Abrasel), Luiz Feitosa Junior, desde o mês de abril que alguns estabelecimentos já trabalham com a reserva de hospedagens. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, estima um crescimento em vários segmentos do comércio de 8% nas vendas. Segundo Francisco Parente, presidente da entidade lojista, é um momento importante de retorno positivo para a economia, em que o lojista se prepara para ter bons rendimentos. O período da ExpoCrato só chega a ser inferior em termos de retorno econômico, para a fase natalina.

Mais informações:

Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, S/N
Praça Cel. Filemon Teles
Centro - Crato
Telefone (88) 3523-2120

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário