CRATO NOTICIAS player

quinta-feira, 21 de março de 2024

Globo Repórter leva as belezas e histórias do Cariri cearense para todo o Brasil

Foto Acervo pessoal
O primeiro Globo Repórter feito pela TV Verdes Mares que irá ao ar em rede nacional terá como tema a religiosidade, as belezas naturais e a cultura efervescente do Cariri cearense. O programa será veiculado nesta sexta-feira (22), após o Big Brother Brasil (BBB) 24, por volta das 23h10.

Para dar conta da imensidão da região, a produção será dividida em três blocos. O primeiro será sobre a diversidade da fauna e da flora, focada na primeira floresta instituída no Brasil – a Floresta Nacional do Araripe (Flona) – e na riqueza de fósseis que ali existe; o segundo, sobre a diversidade cultural, tendo como mote os Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura. Já o terceiro bloco será dedicado à religiosidade do Cariri, focando na figura icônica de Padre Cícero.

Apesar de ser o primeiro Globo Repórter feito pela TV Verdes Mares transmitido em rede nacional, este é o segundo inteiramente produzido por uma equipe da afiliada. Em 2020, em comemoração aos 50 anos da TVM, um programa especial sobre a história da emissora foi feito e exibido para todo o Ceará.

O aniversário de 180 anos do religioso, celebrado no próximo domingo (24), foi o ponto de partida para as gravações. Conhecido por ser o grande propulsor de desenvolvimento para a região central do Cariri, Padre Cícero transformou Juazeiro do Norte em um dos principais pontos de tradição e turismo religioso do País, além de sempre ter defendido a causa ambiental.

A editora Susy Costa, que esteve à frente do planejamento e das gravações do programa, conta que o programa foca em diferenciais que, apesar de serem conhecidos por grande parte do Ceará, nem sempre chegam ao público nacional.

“São coisas exclusivas. A Floresta do Araripe, o soldadinho-do-araripe, que só tem lá, as trilhas inclusivas na floresta. Museu tem em todo lugar, então focamos nos Museus Orgânicos, os museus vivos – você vai na casa do seu Espedito Seleiro e vê ele trabalhando, vai na casa da mestre Dinha e vê ela fazendo rede. É um conceito que poucas pessoas conhecem fora daqui”, explica

Com informações do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário