O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou nesta sexta-feira (26), que o decreto de lockdown será prorrogado por mais uma semana em todos os municípios cearenses. Com isso, apenas as atividades essenciais seguem funcionando até o dia 4 de abril e as regras permanecem as mesmas.
Os dados de infectados e de óbitos por Covid já mostram um princípio de estabilidade, após o início do atual isolamento, segundo números apresentados por Camilo. O chefe do executivo adiantou que há possibilidade de abertura das atividades essenciais a partir do dia 5 de abril, caso os índices permaneçam apresentando queda.
“Isso mostra que tem trazido resultados importantes, e esse isolamento social rígido está trazendo o efeito que se buscava, que é reduzir a transmissão e número de casos aqui no estado”, disse Camilo.
Veja alguns dos serviços autorizados a funcionar:
- Indústria
- Construção civil
- Serviços de órgãos de imprensa e meios de comunicação e telecomunicação em geral
- Call center;
- Estabelecimentos médicos, odontológicos para serviços de emergência, hospitalares, laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, clínicas de fisioterapia e de vacinação;
- Serviços de “drive thru” em lanchonetes e estabelecimentos congêneres;
- Lojas de conveniências de postos de combustíveis, vedado o atendimento a clientes para lanches ou refeição no local;
- Lojas de departamento que possuam, comprovadamente, setores destinados à venda de produtos alimentícios;
- Comércio de material de construção;
- Empresas de serviços de manutenção de elevadores;
- Correios;
- Distribuidoras e revendedoras de água e gás;
- Leitos
O estado abriu, durante essa segunda onda da pandemia, mais leitos para atender os cearenses. Atualmente são 3.428 leitos de enfermaria e 1.218 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19. São, ao todo, 4.646 leitos.
Covid-19 no Ceará
Os municípios cearenses registraram, desde o início da pandemia, 516.556 casos confirmados. Já são 13.313 mortes no Ceará e 363.882 pacientes recuperados da doença em todo Estado. As informações são da plataforma Integrasus.
Vacinômetro
O Ceará já vacinou, ao todo, mais de 860 mil vacinas. Cerca de 653.713 receberam a 1º dose e 206.634 a 2º dose, de acordo com dados do Vacinômetro. O Ceará é o segundo estado do país com maior percentual de aplicação das vacinas recebidas contra Covid-19, com 77,34% das doses usadas. O estado fica atrás apenas de São Paulo, que aplicou 87,08% das doses recebidas. Os dados são do consórcio de veículos de Imprensa, a partir das informações repassadas pelas secretarias de saúde de todo o Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário