A estátua do Padre Cícero Romão Batista (foto Róbson Carvalho) veio abaixo nesta segunda-feira (29) em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Já a estátua de Monsenhor Murilo de Sá Barreto, que fica ao lado da estátua de Padre Cícero sofreu avarias, mas não caiu.
O desmoronamento da estátua de Padre Cícero de 13 metros de altura aconteceu por volta das oito da manhã. Nota da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Maracanaú indica que a estátua de Padre Cícero caiu devido a infiltrações de água. As causas da queda da estátua estão sendo investigadas. No desabamento ninguém ficou ferido.
O secretário executivo de Proteção e Defesa Civil de Maracanaú, Hermano do Nascimento Linhares, a estrutura da estátua já havia apresentado problemas em 2020. A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil já fez uma vistoria e um relatório sobre a estrutura da estátua foi repassada para a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano de Maracanaú (Seinfra).
Por apresentar algumas rachaduras e infiltrações por conta das últimas chuvas, a Seinfra já havia interditado o estátua de Padre Cícero:
- Fizemos um relatório mostrando o problema para a Seinfra. Estávamos estudando a possibilidade para fazer a demolição ou uma reforma. Toda a área foi isolada e não houve feridos. Uma feira que acontecia próximo ao local também foi retirada. O local está interditado e colocamos cartazes", informa em nota o secretário Hermano Linhares.
A estátua de Padre Cícero ficava ao lado da estátua de Monsenhor Murilo de Sá Barreto, que foi vigário da Matriz de Nossa Senhora das Dores de Maracanaú, por décadas; e que sofreu avarias nesta segunda-feira (29) e está interditada. A estátua de Padre Cícero ficava entre as avenidas Anel Viário 4 de Julho com Professor Francisco Oscar Rodrigues (Girador do Caranguejo), no Conjunto Jereissati II.
Nota - A Prefeitura Municipal de Maracanaú (PMM) esclarece através de Nota que ao tomar conhecimento sobre as avarias nas estátuas de Padre Cícero e Monsenhor de Sá Barreto solicitou a Defesa Civil um laudo técnico sobre a condição estrutural das imagens.
Segundo a PMM, a preocupação se dava pelo fato de outros monumentos, localizados no Estado, estarem apresentando problemas semelhantes. O laudo, emitido pela Defesa Civil, recomendou a demolição das estátuas. A Prefeitura imediatamente isolou a área e iniciou o processo de contratação de empresa especializada para execução do serviço.
Equipes de limpeza da Prefeitura estão no local realizando a retirada dos entulhos.
Mascaradas - No ano passado, no começo da Pandemia da Covid-19, as imagens de Maracanaú do Padre Cícero e Monsenhor de Sá Barreto (fotos PMM) receberam máscaras de proteção. As esculturas de 13 metros de altura cada foram 'mascaradas' para estimular a população a adotar medidas de prevenção contra o Novo Coronavírus (Covid-19).
A medida educativa da Secretaria de Infraestrutura, se estendeu também a outros monumentos de pessoas ilustres homenageadas na Cidade. As estátuas do Prefeito Almir Dutra e do governador Waldemar Alcântara, localizadas nas respectivas praças da Cidade que levam seus nomes, também receberam máscaras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário