CRATO NOTICIAS player

sexta-feira, 20 de junho de 2025

Com demanda aquecida, mercado de carne suína cresce no Ceará e abate de porcos tem alta de 30%

Foto Agência Brasil
Com alta na demanda dos consumidores, a produção de carne suína está em crescimento no Ceará. O primeiro trimestre de 2025 teve uma alta de 29,4% no abate de suínos, em comparação com igual período do ano passado, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foram abatidas 55,8 mil cabeças de suínos no período, cerca de 12 mil a mais do que nos primeiros três meses de 2024. A alta é maior que a registrada no abate de bovinos (+23,1%) e frangos (+7,7%).

Esse foi o segundo melhor trimestre para o abate de suínos desde 2021, perdendo apenas para os últimos três meses de 2024, que registraram abate de 59,5 mil suínos.

Os dados da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, realizada pelo IBGE, considera estabelecimentos que estão sob inspeção sanitária federal, estadual ou municipal.

A alta da demanda pela carne suína está relacionada a uma oferta melhor do produto no Ceará, explica Sílvio Carlos Ribeiro, secretário-executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE).

O preço da proteína nos supermercados, semelhante ao do frango, também facilita o consumo. “A produção de suínos no Ceará é a maior do Nordeste. Está concentrada na Região da Ibiapaba, Vale do Jaguaribe, Serão de Canindé, Inhamuns e Centro-Sul”, destaca.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário