CRATO NOTICIAS player

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Ceará tem seis açudes em volume morto e dois completamente secos

Foto Deivy Viana
Dados do mais recente relatório de monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), apontam que seis açudes do Ceará estão em volume morto e outros dois estão completamente secos.

Entre os açudes secos estão os reservatórios Jatobá, de Milhã, e o Madeiro em Pereiro, que não possuem mais capacidade de acumular água. Já em situação de volume morto, estão Barra Velha, Broco, Jenipapeiro II, Pompeu Sobrinho, Potiretama e Sousa. Nessa condição, a água disponível é limitada, com restrição para usos como consumo humano e irrigação, o que pressiona diretamente comunidades e setores produtivos das regiões afetadas.

O volume morto representa o estágio em que o reservatório atinge níveis abaixo da captação por gravidade, restando apenas a água abaixo dos níveis operacionais.

Apesar do cenário hídrico no Ceará ser considerado bom, com um acumulado total de 54%, o quadro reflete o impacto das chuvas abaixo da média, onde os efeitos da seca e da estiagem voltam a ser uma preocupação. A situação também compromete a oferta de água para abastecimento urbano, atividades agrícolas e pecuárias.

Atualmente, o Ceará monitora 157 açudes, dos quais uma parcela significativa apresenta níveis baixos. Mesmo com a sangria registrada em outros reservatórios do estado, o desequilíbrio na distribuição das chuvas mantém regiões como o Sertão Central em estado de alerta hídrico.

Com informações do Site Revista Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário