CRATO NOTICIAS player

sábado, 17 de fevereiro de 2024

Polícia Civil terá Departamento de Combate ao Crime Organizado no Ceará, anuncia secretário

Foto Kid Junior
Na busca de novas estratégias para enfrentar o avanço das facções criminosas no Ceará nos últimos anos, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) decidiu criar, dentro da Polícia Civil do Ceará (PCCE), o Departamento de Combate ao Crime Organizado. O anúncio foi feito pelo titular da SSPDS, Samuel Elânio, em entrevista ao Sistema Verdes Mares nesta sexta-feira (16).

O Departamento irá englobar a Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a Delegacia de Narcóticos (Denarc) e a unidade de combate ao Tráfico de Armas. Terá abrangência em todo o Estado, com braços nas regiões que serão representados pelos Núcleos Avançados de Investigação (NAI) - que já foram instalados em Sobral e Juazeiro do Norte.

"Até porque todos eles (criminosos) estão interligados. Hoje ele é traficante, amanhã ele é assaltante de banco, outro dia está investindo em outro crime", relaciona Samuel Elânio, que informa também que o projeto já passou pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), está na Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e depois vai para votação na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e assinatura do governador Elmano de Freitas. A expectativa do secretário é que o trâmite seja concluído até março.

O novo Departamento faz parte de uma reestruturação da Polícia Civil, que também inclui o ingresso de 500 novos policiais civis (que estão em fase de conclusão da formação), bonificações para os agentes e o maior investimento na Inteligência. Para isso, a SSPDS já conseguiu a aprovação, na Alece, do projeto de lei que expande os cargos de Inteligência das Forças de Segurança, de 135 vagas para 719 postos, e aumenta a gratificação para esses profissionais, para até R$ 1.900.

Outra mudança na Inteligência foi confirmada pelo secretário Samuel Elânio: o coronel Márcio Oliveira, da Polícia Militar do Ceará (PMCE), deixou o cargo de secretário-executivo de Ações de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, que será assumido pelo delegado da Polícia Federal (PF) Ângelo Filardi.

"Foi um convite meu e, consequentemente, tive que exonerar o coronel Márcio. Desde o início da minha gestão, eu tinha interesse de trazer algum delegado da Polícia Federal. Eu já tinha trabalhado com o delegado Ângelo Filardi, nas áreas de assalto a banco e a carro forte, bem como ele me sucedeu na Força Tarefa de combate às facções aqui no Estado do Ceará. Então, é uma pessoa com bastante experiência, cearense e conhecedor do Estado", detalhou Elânio, que também é delegado federal cedido à Secretaria da Segurança Pública.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário