CRATO NOTICIAS player

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Morte de Luiz Gonzaga, Rei do Baião, completa 28 anos nesta quarta-feira

Resultado de imagem para morre luiz gonzaga
Filho de Januário, lavrador e sanfoneiro, e de dona Santana, O Rei do Baião nasceu 13 de dezembro de 1912, na Fazenda Caiçara, município de Exu, sertão de Pernambuco. A voz que representou a cultura nordestina Brasil a fora se calou em 2 de agosto de 1989. Luiz Gonzaga passou 42 dias internado sofrendo de câncer na próstata e osteoporose, “Hospital Santa Joana”, na cidade de Recife. 

Após o agravamento dos malefícios veio a falecer na madrugada de 02 de agosto de 1989, com 76 anos de idade, em conseqüência de parada cardíaca por pneumonia.

O corpo do Rei do Baião foi velado em Recife-PE onde houve uma forte manifestação popular ao artista que levou a cultura nordestina Brasil a fora. Após ser velado na capital pernambucana ele foi transportado inicialmente para a cidade de Juazeiro do Norte, e daí para sua cidade natal, em Exu, onde foi sepultado.

Luiz Gonzaga foi criador de melodias e harmonias,3 ganhou notoriedade com as antológicas canções "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950).2.

Museu com a sua história

Idealizado pelo próprio Luiz Gonzaga, o primeiro museu de sua cidade natal, Exú-PE, é o lugar aonde estão suas memórias. No local além de ter o seu mausoléu onde ele está sepultado junto com sua primeira mulher (“dona” Helena), que seu filho Gonzaguinha mandou construir para o casal, é o lugar onde fica abrigado o maior acervo material original do músico como sanfonas, chapéus, sandálias e gibão de couro, discos de ouro, fotografias e os objetos pessoais do músico.

Em Caruru e Recife também é possível conferir fotografias, peças do seu vestuário, documentos pessoais e discos raros num museu na capital do forró, e em um memorial no Recife.

Filme

"De Pai pra Filho" narra a história de Luiz Gonzaga, e seu filho Gonzaguinha, que também era músico. (1945-1991). Dois artistas que mesmo diferentes tinham em comum a música. O filme foi selecionado para a abertura do Festival do Rio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário