CRATO NOTICIAS player

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Ciopaer, Batalhão de Divisas e Raio começam a funcionar no Cariri‏



A segurança pública do Ceará ganhou importante reforço desde a manhã deste sábado (11), quando o governador Camilo Santana inaugurou as atividades de três importantes forças de combate à criminalidade no Interior vinculadas à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Juazeiro do Norte presenciou a implantação da base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer); a ampliação do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), que passará a atuar Região do Cariri; e a instalação do Batalhão de Divisas nas fronteiras do Cariri e do Vale do Jaguaribe.

As medidas integram compromissos do governador Camilo Santana na área da segurança pública para o Estado. "Temos ido mensalmente à Secretaria de Segurança Pública, monitorar as ações, apresentar os resultados e discutir os rumos da segurança pública. Começamos valorizando a segurança pública reconhecendo os que se dedicam arriscando a própria vida, que são os bombeiros e policiais militares e civis. Por isso, aprovamos a nova Lei de Promoções e até o final do ano vamos promover mais de 9 mil oficias e praças da PM e Corpo de Bombeiros", aponta o governador.

O reforço das tropas e o incremento nas ações integram ainda as ações do pacto por um Ceará Pacífico. A vice-governadora Izolda Cela, que está à frente do programa, compareceu à solenidade e destacou que o momento é de união. "A população tem que fazer a sua parte, as entidades também e o Governo está cumprindo sua missão com a instalação do Raio, Ciopaer e Batalhão de Divisas, inicialmente aqui no Cariri, mas que tem o compromisso de chegar a todo o Interior", afirmou.

O governador Camilo Santana destacou também que os primeiros resultados dos investimentos em segurança pública começam a aparecer. Ele falou da redução dos índices de criminalidade e dos Crimes Violentos Letais e Intencionais, que caíram 13,3% no primeiro semestre.

Ciopaer Cariri


A reforma na base da Coordenadoria no Aeroporto de Juazeiro possibilita a ação continuada da Ciopaer no Interior Sul do Estado. "Este helicóptero ficar no Cariri permanentemente para ajudar as ações de Segurança Pública do Estado. A base da Ciopaer em Juazeiro do Norte é mais um compromisso que assumimos com os cearenses", reforçou o governador.

http://caririceara.com/home/thumbs.php?w=400&imagem=images/noticias/19147/Ciopaer_4.jpg

Dentre as melhorias realizadas na base da Ciopaer em Juazeiro foi feito todo o retelhamento do prédio administrativo, troca da instalação elétrica, pisos e sistema hidrossanitário; provisão de instalação de sistema de ar condicionado e TV; reforma do refeitório, cozinha, alojamento e banheiros, bem como da caixa d’água. Além do prédio administrativo, o hangar, que tem capacidade para duas aeronaves, também passou por reformas de pintura e conserto de telhado. A base avançada da Ciopaer conta agora com uma sala para o Governo do Estado, uma recepção e uma sala administrativa da unidade. A frente da Ciopaer recebeu nova cerca de proteção, novos portões de acesso e pavimentação.

A entrada em operação da Base Cariri representa um avanço operacional para a Ciopaer inédita no Ceará. Antes, com todas as aeronaves baseadas em Fortaleza, a Coordenadoria levava duas horas para alcançar o extremo sul do Estado. Agora, o tempo resposta para atendimento em qualquer ponto do Ceará cairá para apenas uma hora, tendo em vista que Fortaleza e Juazeiro do Norte estão em extremos geográficos, convergindo para o centro em apenas uma hora. Chegar à divisa do Ceará com Pernambuco levará agora entre dez e 30 minutos de voo. A aeronave baseada no Cariri será responsável por cobrir mais de cinquenta municípios e atenderá mais de 1,5 milhão de habitantes.

Ampliação do BPRaio


Para viabilizar as atividades dos dois batalhões no Interior, o governador Camilo Santana fez a entrega de 48 motos e duas caminhonetes para o reforço das ações do BPRaio, no Cariri, além de seis viaturas para o Batalhão de Divisas, no dia 2 de junho, durante reunião realizada do Programa Em Defesa da Vida, na SSPDS, em Fortaleza. Todo o equipamento de proteção individual (EPI), como coletes, e armamento dos policiais já está disponível.

http://caririceara.com/home/thumbs.php?w=400&imagem=images/noticias/19147/Raio.jpg

Ao todo, 77 profissionais do Batalhão atuarão no Cariri, divididos em 12 equipes. A região é a primeira a receber equipes fixas fora as que atuam em Fortaleza. Atualmente, o Raio tem em Fortaleza, atualmente, 511 profissionais, 435 motocicletas e seis viaturas.

Segundo o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Geovani Pinheiro, a equipe do BPRaio está preparada para ganhar as ruas. "Foi uma preparação intensa, marcada pela dedicação e pelo empenho e o resultado é a implantação do Batalhão de Divisas e do Raio e a aprovação da nova lei de Promoções dá o incentivo à tropa para trabalhar com afinco e dedicação", afirmou.

O projeto de interiorização do BPRaio prevê ao final da implantação que estejam atuando nas principais cidades do Interior 425 policiais, divididos em 60 equipes, com 240 motocicletas e 13 viaturas. Além de Juazeiro do Norte e Sobral, Russas, Canindé, Crateús, Quixadá, Iguatu, Itapipoca e Tauá receberão o batalhão especializado no patrulhamento tático com motos. A previsão é que até agosto de 2016 as novas equipes estejam em operação.

Batalhão de Divisas


 O Batalhão de Divisas é um novo grupamento da Polícia Militar, criado na gestão do governador Camilo Santana, para vigilância contínua das divisas do Ceará com estados vizinhos. O batalhão é mais uma das ações que foram debatidas nas reuniões de monitoramento da SSPDS. Inicialmente, será feito o policiamento nas fronteiras do Ceará com Pernambuco e Rio Grande do Norte. Posteriormente, serão implantadas mais duas turmas para o treinamento de policiais que estarão policiando as divisas com Paraíba e Piauí.

O Batalhão de Divisas será implantado em três fases e contará com um total de 242 policias militares entre oficias e praças. A primeira delas será lançada neste sábado, dia 11 de julho, com a implementação das 1ª e 2ª Companhias. As duas companhias contarão com 109 policias.

http://caririceara.com/home/thumbs.php?w=400&imagem=images/noticias/19147/Raio_2.jpg


A 1ª CIA contará com 55 policiais militares, três viaturas e cobrirá cerca de 293,3 Kms de fronteira, nos municípios de Brejo Santo, Jatí, Penaforte, Jardim, Barbalha, Crato, Santana do Cariri, Araripe e Salitre, que fazem divisa com o Estado de Pernambuco. Ela será sediada no posto da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Penaforte, na BR 116, Km 536.

Já a 2ª CIA terá com 54 policiais, três viaturas e ficará responsável por cerca de 290,3 Km, cobrindo os municípios de Icó, Pereiro, Ererê, Potiretama, Alto Santo, Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte, que fazem divisa com o Estado do Rio Grande do Norte. A 2ª CIA será sediada na Rua Cândido Olímpio Gonçalves de Freitas, nº 1719, Centro de Limoeiro do Norte.

Reforço das operações


A segunda fase de implantação do Batalhão de Divisas está prevista para setembro com mais duas companhias, sendo a 3ª CIA sediada em Poranga e a 4ª CIA em Chaval, na fronteira com o Piauí. A previsão de início da 3ª e ultima fase é o mês de dezembro com a criação das 5ª Companhia, sediada em Ipaumirim, no limite do Ceará com a Paraíba, e a 6ª CIA sediada em Parambú, na divisa com Piauí.

A próxima base da Ciopaer no Interior será instalada em Sobral, no segundo semestre deste ano. O mesmo município receberá a próxima unidade do BPRaio, em outubro. Os policiais da especializada que serão lotados na cidade atenderão a região Norte do Estado. No início de 2016 o Sertão Central receberá equipes do BPRaio e da Ciopaer.

"É importante a pareceria com os municípios, a criação das guardas municipais. Vamos criar agora as delegacias 24 horas no Interior, já fizemos concursos para a Polícia Civil com 750 novos delegados, inspetores, escrivães e até o próximo ano todos já terão ingressados no sistema", complementa o governador Camilo Santana.

Compareceram à solenidade os prefeitos Luiz Ivan Bezerra (Juazeiro), José Leite (Barbalha), os deputados federais José Guimarães, José Airton Cirilo e José Arnon Bezerra, o presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, além dos deputados estaduais Manoel Santana, Ely Aguiar, Sineval Roque, Zé Ailton Brasil e Joaquim Noronha, além de lideranças políticas, empresariais e dos movimentos sociais da Região do Cariri.

Fotos: Ariel Gomes

Coordenadoria de Imprensa

Casa Civil - Governo do Estado Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário