CRATO NOTICIAS player

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Detran do Ceará leiloa veículos com preço abaixo do de mercado



Cerca de 500 veículos, entre carros, motos e sucatas, serão postos à venda, com preços até 40% abaixo dos praticados pelo mercado, no primeiro leilão deste ano realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), nos próximos dias 20 e 21 de março. Os dias que antecedem o pregão são oportunos para quem tem a intenção de reaver o veículo apreendido, antes que o mesmo seja revendido.

O leilão é aberto à participação pública e, segundo define o edital do evento, o pagamento do bem arrematado tem que ser feito praticamente à vista: 20% do valor devem ser pagos na hora da compra, e o restante, quando o veículo for retirado do pátio do leiloeiro. O novo proprietário tem que esperar pelo menos mais 30 dias para resgatar o bem, tempo em que é feita a sua regularização, necessária para a circulação nas ruas.

O comprador terá de arcar com o licenciamento do ano em curso, o seguro obrigatório e o IPVA proporcional, a contar da data de retirada do automóvel ou motocicleta do depósito.

Seguem para leilão os veículos apreendidos pelo Detran durante fiscalizações, após passar três meses ou mais na sede do órgão, sem que sejam resgatados pelos donos. Noventa por cento dos casos de apreensões ocorrem devido à ausência de habilitação ou irregularidade na documentação, como atraso no pagamento do IPVA, do seguro obrigatório ou do licenciamento anual. O parcelamento de dívida de trânsito não pode ser feito, de acordo com o órgão de trânsito, porque não há legislação autorizando o procedimento.

Segundo orienta o Detran, os veículos comprados no leilão não devem já sair do pátio em funcionamento, visto que estão há pelo menos quatro meses sem serem ligados e necessitam de uma revisão. Historicamente, conforme dados da instituição, cerca de 25% dos veículos que circulam no Ceará têm algum tipo de irregularidade na documentação. A frota do Estado, até dezembro do ano passado, era de 2 milhões 700 mil veículos, de duas ou mais rodas.

Arremate

Dos cerca de 500 veículos que irão à hasta pública, haverá 100 carros e 180 motos, além de 220 sucatas de moto e 20 sucatas de carro. No momento do arremate, cada lote representa um bem, no caso de veículos inteiros, que ainda estão em condições de uso. Já para os que estão na situação de sucata, cada lote inclui várias unidades.

O valor do lance inicial de cada lote de veículo é de 40% do preço do mercado. Com o andamento do pregão e o oferecimento de novos lances, o custo final tende a ficar em torno de 50% do praticado pelo comércio.

Com o dinheiro arrecadado no leilão, o Detran quita a dívida do antigo proprietário do veículo. No caso de o valor obtido com a venda ser maior do que o débito acumulado, o excedente é depositado na conta bancária do ex-proprietário.

Entretanto, caso o dinheiro conseguido com a venda não seja suficiente para sanar o compromisso pecuniário, o antigo dono entra na dívida ativa do Detran, até que pague a despesa restante.

Mais informações

Leilão do Detran
20 e 21 de março, das 10h às 13h
Rua Ademar Paula, 1000 - Esplanada do Castelão
Telefone: 0800.275.6768

Fonte:  Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário