CRATO NOTICIAS player

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Marinha se recusa a antecipar troca de comando e gera impasse com futuro governo Lula



Alto comando da Marinha alega que o futuro ministro da defesa, José Múcio Monteiro, interferiu na Força ao antecipar a data da mudança

247 - A troca dos comandantes das Forças Armadas feita pelo futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a menos de uma semana da posse do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enfrenta resistências por parte dos militares. De acordo com a Folha de S. Paulo, “o principal entrave está na Marinha”. 

“Apesar de interlocutores no Ministério da Defesa dizerem que a troca no comando ocorreria nesta quarta (28) ou quinta-feira (29), auxiliares do comandante da Força, Almir Garnier, afirmam que a realização de uma cerimônia às pressas, antes da posse do petista, não é uma possibilidade”, ressalta a reportagem. 

Garnier era um defensor da possibilidade da antecipação da troca de comando, mas teria sido demovido da ideia pelo Alto Comando da Marinha sob a argumentação de que “a medida poderia causar ruídos” e que a iniciativa deveria ser feita após a posse de Lula. Segundo integrantes do governo de transição, ele é o único militar a demonstrar resistência a uma aproximação com interlocutores do futuro governo. 

“Mesmo com o entendimento fechado durante a reunião do Conselho de Almirantes, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, apresentou a Múcio as datas de 28 e 29 de dezembro como as previstas para a troca no comando da Marinha. Diante disso, integrantes da alta cúpula da Marinha falam em ‘interferência’ da Defesa”, completa o periódico. 

Diante do impasse, a única força que deverá ter sua troca de comando antecipada é o Exército. A data marcada é sexta-feira (30).


FONTE:   https://www.brasil247.com/brasil/marinha-se-recusa-a-antecipar-troca-de-comando-e-gera-impasse-com-futuro-governo-lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário