CRATO NOTICIAS player

segunda-feira, 15 de julho de 2024

Abono salarial começa a ser pago, nesta segunda-feira, aos trabalhadores brasileiros nascidos em setembro e outubro

A partir de hoje, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil pagarão o abono salarial do PIS/Pasep de 2024 (ano-base 2022) aos trabalhadores nascidos em setembro e outubro. E os valores ficarão disponíveis aos trabalhadores até o fim do calendário, em 27 de dezembro de 2024. 

Em 2024, o calendário de pagamento do abono salarial, referente ano-base 2022, foi unificado pelo mês de nascimento tanto para trabalhadores da iniciativa privada quanto servidores públicos. A liberação — de R$ 118 até R$ 1.412 (um salário mínimo) — acontece de acordo com o mês de nascimento do beneficiário e de acordo com o número de meses trabalhados no ano-base.

A liberação do benefício é feita de forma escalonada. Os que têm conta-corrente ou poupança na Caixa e no BB recebem o dinheiro diretamente em conta. No caso da Caixa, quem não possui conta no banco tem o valor depositado em poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. 

O valor do benefício vai depender de quanto tempo a pessoa trabalhou com carteira assinada no ano-base. Neste caso, é considerado o ano de 2022. Mas só tem direito ao benefício os trabalhadores com remuneração média de até dois salários mínimos no ano-base.

A consulta para saber se tem direito ao abono e os valores a receber pode ser feita no aplicativo da Carteira Digital ou no portal Gov.br. Os trabalhadores também podem consultar se possuem valores a receber de anos anteriores. Para ter mais informações sobre o PIS, o trabalhador pode ainda baixar o Aplicativo Caixa Trabalhador. Nele, é possível saber sobre o abono salarial e o seguro-desemprego, conferir o calendário de pagamentos, consultar as parcelas liberadas e esclarecer dúvidas. 

O aplicativo está disponível para Android na Play Store, e na App Store. Outra opção é ligar para 158. Além disso, o número da Caixa para saber sobre o PIS é 0800-726-0207.

Com informações do Ceará Agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário