A cerimônia de posse será às 16h e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assim como dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, além de outras autoridades dos Três Poderes. O evento terá a participação da cantora Maria Bethânia, convidada por Barroso para cantar o Hino Nacional, e cerca de mil pessoas foram convidadas a comparecer.
Além de sua posição como presidente do STF, Barroso também assumirá a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O ministro Edson Fachin será seu vice-presidente no STF.
Barroso ingressou no Supremo em 2013, indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff para ocupar a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, que se aposentou em novembro de 2012 ao completar 70 anos. Antes de sua nomeação ao STF, atuou como advogado particular e defendeu várias causas perante a Corte, incluindo a interrupção da gravidez em casos de fetos anencéfalos, pesquisas com células-tronco, união homoafetiva e a defesa do ex-ativista Cesare Battisti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário