Conforme informações da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a capital cearense tem um índice de duas multas por hora devido a motoristas que utilizam o celular no trânsito. Somente nos cinco primeiros meses de 2023, foram contabilizadas mais de 7,4 mil infrações desse tipo.
Em média, os dados indicam 50 multas por dia nesse sentido, número este que já é o dobro do que o que foi registrado durante todo o ano passado. Em 2022, cerca de 9,4 mil motoristas foram penalizados por utilizar o celular enquanto dirigiam.
Em comparação com o ano anterior, houve um aumento de 110% no número de casos semelhantes. No entanto, é necessário ressaltar que tal crescimento pode estar relacionado com o fim do período pandêmico, uma vez que o retorno da rotina também refletiu no aumento do fluxo viário e, por consequência, também no número de multas aplicadas.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) há dois tipos de penalidades para quem utiliza o celular enquanto dirige. Ligações, por exemplo, podem culminar na aplicação de uma multa de R$ 130,16 mais quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já digitar ou manusear o telefone ao volante, pode resultar em uma penalidade de R$ 293 e aplicação de sete pontos na CNH.
De acordo com a AMC, o celular está por trás de aproximadamente 50% dos problemas relacionados à falha de atenção no trânsito. O que é ainda mais grave, se considerarmos que a distração é a causa de 57% dos acidentes na faixa etária entre 20 e 39 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário