O desligamento do sinal analógico de TV aberta nas cidades de Juazeiro do Norte (Região do Cariri) e Sobral (Zona Norte) começa nesta terça-feira (28) e vai até 31 de outubro. A decisão foi tomada pelo Gired, grupo responsável pela implantação da TV digital, durante reunião nesta segunda-feira (27), em São Paulo. Além das duas cidades, o desligamento também vai ocorrer em outros sete municípios do entorno: Barbalha, Caririaçu, Crato, Missão Velha, Forquilha, Massapê e Santana do Acaraú. Os dois agrupamentos reúnem mais de 800 mil habitantes.
Uma pesquisa realizada em agosto mostrou que o percentual de residências prontas para receber o sinal digital de TV em Juazeiro é de 87% e em Sobral, 84%. uma portaria do MCTIC determina que 90%, no mínimo, dos domicílios devem estar digitalizados até a data prevista para o desligamento. Por essa razão, as transmissões analógicas nas duas regiões serão encerradas de forma escalonada.
Inicialmente, o desligamento do sinal analógico em Juazeiro e Sobral estava previsto para setembro de 2017, mas foi adiado porque as duas cidades também não haviam alcançado o número mínimo de residências prontas para receber o sinal digital.
Kits de conversores
Até agora, no agrupamento de Juazeiro do Norte, já foram entregues mais de 93 mil kits de conversores digitais gratuitamente – 75% do total previsto –, para as famílias cadastradas em programas sociais do governo federal. No grupo de Sobral, mais de 47 mil beneficiários (74%) já receberam os equipamentos. A distribuição dos kits continua sendo feita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário