CRATO NOTICIAS player

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Polícia Ambiental de Juazeiro captura filhote de onça suçuarana perto da divisa entre Ceará e Pernambuco

Onça capturada por militares da Companhia Ambiental de Juazeiro(Foto: Reprodução Site Miséria)
Por Demontier Tenório

 
Um filhote de onça suçuarana foi caputarado por militares da Polícia Ambiental de Juazeiro do Norte por volta das 13h30min desta terça-feira perto da divisa entre os estados do Ceará e Pernambuco. Moradores da zona rural entre os municípios de Crato e Moreilandia a uma distância média de 120 Km em relação ao Quartel da CPA no Parque Ecológico das Timbaúbas, se depararam com o animal silvestre e acionaram a corporação.

O Tenente Franklin, o Subtenente Henoch e os Sargentos Marcos e Alves foram lá quando capturaram o filhote que tinha se perdido da mãe e já estava perto das residências. Os PMs estão promovendo esforços para que sobreviva adotando os devidos cuidados como alimentação e o aconchego. Nas próximas horas, a pequena onça será entregue ao IBAMA de Iguatu porquanto o órgão em Crato fechou. A preocupação maior é que na Floresta do Araripe já não existem mais tantas onças suçuaranas quanto antes em virtude da devastação.

No Brasil é chamada, também, de onça-parda e, na Europa, Puma concolor que se constitui um mamífero carnívoro que habita as florestas. Mesmo assim, é capaz de sobreviver em áreas extremamente alteradas pelo homem, como pastagens e cultivos agrícolas. Tais onças chegam a pesar até 72 kg e ostentam um porte semelhante ao do leopardo, sendo o segundo maior felídeo das Américas. Vivem, em média, entre 7,5 e 9 anos reservando maior atividade para o período noturno se isolando durante o dia.


Animal vem recebendo cuidados antes de ser levado para o IBAMA de Iguatu (Foto: Reprodução Site Miséria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário