CRATO NOTICIAS player

sábado, 26 de junho de 2021

Bolsonaro diz que PF vai abrir inquérito para apurar compra da Covaxin


Pela primeira vez desde que as suspeitas sobre a compra da vacina Covaxin pelo governo federal foram reveladas, o presidente Jair Bolsonaro admitiu que vai mandar apurar a denúncia. “É lógico que vai abrir inquérito”, disse, ao ser perguntado se a Polícia Federal investigaria o suposto esquema de corrupção denunciado pelo deputado federal Luis Miranda (DEM-DF). Bolsonaro não deixou claro, porém, se estava se referindo à própria denúncia ou ao denunciante. “Olha a vida pregressa desse deputado”, disse aos jornalistas, durante evento, nesta sexta-feira, em Sorocaba, interior de São Paulo. 

Por várias vezes, ele afirmou também que “o fato não foi consumado”, ou seja, a compra não se efetivara. O governo, entretanto, fechou um contrato de compra de 20 milhões de doses do imunizante indiano, no valor de R$ 1,6 bilhão. O valor não foi pago, mas chegou a ser empenhado (reservado formalmente no orçamento). “Me acusam agora de corrupção. Não recebi uma p... de vacina. Não paguei um centavo e só falam em corrupção.” Ele também citou casos de corrupção em governos anteriores como antítese de sua gestão. Citando Ceagesp, BNDES, Petrobrás e a 'compra de papéis na Venezuela', afirmou antes de seu governo “era só roubalheira”. 

O contrato da Covaxin, o único firmado por meio de uma empresa intermediária, não com o próprio fabricante, já é alvo de investigação do Ministério Público Federal e da CPI da Covid. O deputado Luis Miranda e seu irmão, Luis Ricardo Miranda, chefe de importação do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, prestam depoimento na tarde desta sexta-feira à CPI.

Junho é mês com maior número de vacinados contra Covid no Ceará; média é de 46 mil doses por dia


O ritmo de vacinação contra a Covid-19 no Ceará voltou a acelerar, após queda em maio. Até o último dia 23, mais de 3,87 milhões de pessoas já haviam recebido a 1ª dose da imunização – 1.018.816 delas somente em junho, mês com mais vacinados. 

Neste mês, foram aplicadas, em média, 46.309 doses por dia, de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). No passado, a média foi de 23.352 aplicações diárias, menor do que a registrada em abril, de 32.957 doses/dia. 

O último balanço divulgado pela Sesa apontou que 3.871.087 doses de imunizantes contra a Covid já haviam sido aplicadas no Estado até o dia 23. Do total, 2.782.461 se referem à D1. O número restante, 1.088.626 doses, corresponde, então, aos cearenses já imunizados contra a doença. 

Conforme o levantamento, o Ceará já recebeu 4.692.918 doses de imunizantes. Já chegaram ao Estado quatro vacinas distintas: Coronavac (Sinovac/Butantan), Covishield (AstraZeneca/Oxford), Comirnaty (Pfizer/BioNTech) e Janssen (Johnson & Johnson).

Nenhum comentário:

Postar um comentário