CRATO NOTICIAS player

sexta-feira, 26 de junho de 2020

Ceará se aproxima de 69 mil curados do Coronavírus


Entre os 99.578 pacientes diagnosticados com o novo Coronavírus, 68.998 já conseguiram se curar, segundo atualização no Integrasus nesta quarta-feira (24), às 16h41. Fortaleza e Sobral, as duas cidades com maior quantidade de casos, concentram 25.504 curados. O Ceará tem 74.571 pacientes recuperados, soma entre os que estão curados e os que tiveram alta hospitalar. 

De acordo com o infectologista Keny Colares, o processo de recuperação acontece de duas maneiras. A primeira, a “cura clínica”, ocorre quando não há mais sintomas da doença. Já a “cura microbiológica” significa que organismo eliminou totalmente o vírus, algo que pode demorar mais para acontecer. “Isso varia muito de pessoa para pessoa. Aparentemente, os pacientes levam algum tempo eliminando o vírus, principalmente se compararmos casos leves e graves”, explica.

“O paciente só está de fato recuperado quando ele está sem sintomas. Mais especificamente sem febre e tosse (forte) por, pelo menos, três dias. Lembrando que uma tosse leve, pigarro, pode permanecer com o paciente por um tempo”, ressaltou. 

Os casos leves são aqueles que podem permanecer em casa. Porém, entre o quinto e o sétimo dia, o paciente deve ficar atento para uma possível piora ou melhora dos sintomas. Caso não apresente qualquer melhora, é preciso procurar ajuda médica. “Principalmente se se tratar de grupo de risco, ou seja, hipertenso, diabético, cardíaco, entre outras coisas”, disse o médico

Casos assintomáticos

Algumas pessoas podem ter o vírus e não apresentar sintomas. Com isso, não saberão que estão doentes. “A proporção da quantidade desses casos ainda não é clara. Imagina-se que a pessoa também possa transmitir, mas ainda não se sabe o alcance disso. Esse é um dos motivos que tornam o distanciamento social tão importante. Ele dificulta a transmissão, não importa se o transmissor é um caso leve, grave ou assintomático”, disse Keny Colares.

Com informações Cnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário