CRATO NOTICIAS player

terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Ceará lidera o ranking de identificação de pessoas desaparecidas no Brasil

Foto Reprodução/Pefoce
O Ceará lidera o ranking nacional de identificação de pessoas desaparecidas por meio do banco de perfis genéticos, segundo relatório divulgado em novembro pela Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), vinculada ao Ministério da Justiça. O levantamento considera valores absolutos e consolida o estado como referência no país na área de identificação humana, a partir de dados produzidos pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

O desempenho do Ceará é resultado do trabalho do Núcleo de Perícia em DNA Forense (NUPDF), ligado à Coordenadoria de Análises Laboratoriais Forenses (Calf) e integrante da RIBPG, que reúne 22 laboratórios forenses de 22 estados brasileiros. A atuação envolve o cruzamento genético entre familiares de pessoas desaparecidas e restos mortais não identificados, além de análises que incluem pessoas vivas sem identificação.

Campanhas contínuas de coleta de material genético, ações de divulgação e o aprimoramento dos fluxos operacionais têm fortalecido os resultados alcançados pelo estado.

No período entre outubro de 2024 e outubro de 2025, o Ceará registrou 28 identificações por meio do cruzamento genético entre familiares de pessoas desaparecidas e restos mortais não identificados. O relatório também aponta nove correspondências adicionais obtidas a partir da comparação entre perfis genéticos de restos mortais e de indivíduos condenados.

Com informações do Portal GC Mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário