
O Ceará deverá registrar chuvas abaixo da média histórica em janeiro, conforme previsão divulgada nesta semana pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com o prognóstico, o primeiro mês do ano deve ser marcado por precipitações irregulares e mal distribuídas no território cearense.
O diretor técnico da Funceme, Francisco Júnior, explica que o cenário está relacionado à baixa atuação dos Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCANs), sistemas atmosféricos que normalmente favorecem a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas no Nordeste durante a pré-quadra chuvosa, entre dezembro e janeiro.
Segundo Francisco Júnior, algumas áreas podem registrar chuvas pontuais, enquanto outras devem permanecer sem precipitações por períodos prolongados. A Funceme indica ainda que o tempo seco tende a predominar até o dia 15, com possibilidade de chuvas fracas entre os dias 16 e 20, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Conforme o calendário climático da Funceme, a média histórica de chuvas no Ceará em janeiro varia entre 66,37 mm e 133,24 mm, com normal climatológica de 99 mm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário